A morte do leão e a falta de comoção pela sorte dos outros bichos...



Por Gilvaldo Quinzeiro

 

A morte do leão Cecil comoveu o mundo! Eu mesmo chorei com as postagens de um vizinho meu sobre o assunto. Mas que “mundo” se comoveu com a morte desse pobre leão das savanas?

 Ora, que paradoxo!  Este é o mesmo mundo, que se move sem se comover com a morte de milhões de crianças africanas e que ver crescer o ódio e a discriminação contra os negros em todo o mundo!

Aqui mesmo em Caxias, minha cidade, que tão erroneamente comemora o”1º de agosto”, a data da adesão à Independência do Brasil, como se fora a elevação da cidade -  milhares de crianças morreram ainda em trabalho de parto, e a comoção foi mínima!

O caçador que matou Cecil, diante da comoção do mundo justificou: “o leão já estava velho”. Ora, matar o leão só por ele ser velho? – que conversa é esta? Que mundo esse!  Eu estou sim no e com o mundo que se comoveu com a morte do leão Cecil. Porém... eu não posso deixar de também de me comover com a vida de outros velhos animais! ...

Por exemplo, ontem eu vi tantos velhos, entre estes, meu pai, sofrendo numa fila de um banco só para fazerem a substituição de um cartão! Que absurdo!  Não sei em que pele, eu me senti, mas me comovi! ...

 Será que este mundo que tanto se comoveu com a morte de Cecil, não é o mesmo, que está nos ensinando a matar um “leão” todos os dias?

Que a morte de Cecil seja usada também para refletirmos sobre as condições em que as grandes cidades levam as pessoas a cada vez mais se transformarem em “bichos”! “Bichos” que tiram “selfies e sarro” da morte do outro; o outro que pode ser um vizinho!

Por fim, no meio de tantos paradoxos, as nossas escolhas nos encaminham ou para os rios ou para os desertos. O fato é que estamos permanentemente fazendo escolhas. Saber entre quais dos cavalos, que eu sou, cavalgarei em direção a batalha seguinte, não significa está movido pelo cheiro da vitória ou pelo medo da derrota iminente, mas optar em não desistir do aboio que me ergue da estrada comum...

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla