O Nordeste: o santo graal ou a heresia na visão apocalíptica da extrema direita?
Por Gilvaldo Quinzeiro
Quando o Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL-MG), gritou sob chuva e raios, em Brasília, que “o Nordeste precisa ser libertado”, isso me soou como um sinal de alerta! Que diabo significa isso? O que querem? Por que? Por quem?
Não é de agora que a elite do Sul vem fazendo uma propaganda ostensiva e ofensiva ao Nordeste e ao povo nordestino, diga-se. Até mesmo pregações dentro de templos religiosos são feitas por pastores incentivando aos seus seguidores a boicotarem o turismo no Nordeste.
O pastor Silas Malafaia, ele que se considera o Papa dos evangélicos, esteve na última semana em solo nordestino – pra quê? – Para num evento gospel, em Pernambuco, sugerir que sem seus gritos, penso, não há salvação?
Pois bem, berrar aqui, pastor Silas Malafaia, num evento gospel, jogar os alunos contra os professores; criar uma espécie de cruzada contra os educadores, isso é, sem dúvida alguma , entre outras coisas, uma eloquente demonstração de que está perdendo a guerra de narrativa; e está perdendo a guerra narrativa porque trocou o púlpito pelo palanque; trocou a palavra pelo grito; trocou o ensinamento bíblico pelo espólio do bolsonarismo –, isso não é o começo, mas o fim - nem Lampião, quando perseguido, cometeu tamanho erro de estratégia mantendo-se firme até a morte!
O Nordeste, saibam todos, com licença da palavra, é foda! Se isso soar como heresia aos ouvidos do pastor Silas Malafaia e do Nikolas Ferreira – amém! Que se danem! A heresia é, como foi em outros períodos da história, o lado mais sensato e racional! Criar um bode expiatório, a história também sabe, sempre foi a saída pela direita, e como tal, dos tiranos!
Aqui é o Nordeste. E a nossa resposta é, como em tempos obscuros, pela ciência e pelas artes. Há pouco, conforme a publicação do resultado do ENEM, mais uma vez os alunos do Nordeste alcançaram o pódio, no quesito melhor redação. No total foram 5 notas mil. Mais do que a soma de todos os estados. Uma paulada na cara do deputado Nikolas Ferreira e de quem odeia o Nordeste. E sua marcha à Brasília, com mais de 70 pessoas feridas na queda de raio?
Do Nordeste, impera arte, que sem esta, não pode haver a noção de estética e muito menos o simbolismo religioso -, o melhor ator em filme estrangeiro, no Globo de Ouro, Wagner Moura. E mais conquista! Caetano Veloso e Maria Bethânia ganharam o Grammy de melhor álbum!
Pregador, nós também temos, e com exemplo: Antônio Conselheiro! E de Canudos, o maior e mais significativo exemplo de solidariedade do povo entre em si, conquanto, a perseguição dos líderes religiosos. Vencemos também com Palmares: o exemplo não de sermos escravos de ninguém!
De quem é o bode a berrar? Certamente não é nenhum boneco do frevo pernambucano!
Comentários
Postar um comentário