As preces e a pressa pela casa-grande de hoje


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

No passado, não tão distante, as elites brasileiras, se orgulhavam de serem ‘devotas e senhores de escravos’. Isto é, com as mesmas mãos, que recebiam a hóstia sagrada castravam os seus escravos. Era a Casa-Grande se impondo, estendendo seus domínios tanto sobre os céus, quanto sobre o inferno. O chicote era as bordas, o limite do mundo real – nada existiria para além disso! Pensar ‘fora da caixa’, era um mal a ser combatido com o mesmo vigor que com o qual se rasgava o corpo de um escravo fugitivo. Isso era manter a fogo e a ferro a tradição, o que mais tarde, na república (dos coronéis) era traduzido para “ordem e progresso”.

E hoje?   Os rancorosos negacionistas, os fundamentalistas entre os quais, bolsonaristas e fascistas, que marcham com muita ‘sede ao pote’ podem ser identificados facilmente   como aqueles que têm seu DNA fincado nos pilares da Casa-Grande.

Em outras palavras, o Brasil pensado e desenhado por esta gente (hoje no poder) segue a mesma arquitetura social, econômica e política dos tempos da Casa – Grande. Ou seja, sob o jugo da mão pesada e excludente!

Observe as carreatas bolsonaristas e outras que tais. Gente rica e branca. Gente da linhagem dos que   não gostam de se misturar com mais ninguém.

Amém?

A Casa—Grande de hoje se estica fazendo uso dos vastos domínios das redes sociais. Aqui, nas redes sociais, o chicote está também a serviço dos ‘altares’ – gente do bem - disposta a arrancar a cabeça do mal!

O que é o mal? O mal é sempre necessário quando o ‘bem’ se alimenta apenas de preces apressadas.  Não são as tais preces apressadas, que transformam a todos em ‘sardinhas em lata?

Ora, os arautos da Casa-Grande oram apenas por si mesmos! Seus semelhantes são aqueles pintados com a cor dos seus mesmos interesses. Poderiam ser os de outra cor e interesses seus semelhantes?

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla