Assim me falou uma borboleta


Por Gilvaldo Quinzeiro 


1 - Estamos todos, homens, insetos, plantas e animais fazendo parte do mesmo tecido do qual somos apenas as suas cores e costuras. Não estamos nem acima e nem abaixo dos outros seres, apenas não os contemplamos no mesmo espelho em que a nossa face transborda.


2 - Todas as coisas estão em permanente conexão. Tudo pode se tornar um “vizinho” do qual podemos lhe bater à porta em busca de informações .


3 - Uma borboleta é mais do que uma borboleta.


4 -Em outras palavras, tudo são significantes. Ou seja, pode ser conectado ou capturado pelo inconsciente, que é estruturado pela  linguagem.


5 - O dito aqui  alarga o conceito do significante lacaniano, bem como do seu conceito de inconsciente estruturado pela linguagem?


6 - Seja lá o que for, o significante lá onde este topográficamente habita,  estar “vivo” assim como um inseto na ponta de um graveto. O significado é a sua  “morte” , assim como o peixe pescado.


7- Será que foi isso que o filósofo Nietzsche quis dizer ao falar de que “ Deus está morto”?


8 - Nós, os homens, pescadores de si mesmos, nos contentamos  apenas com os significados. 


9-  Logo, não somos pescadores das coisas vivas ( o significante), mas das coisas mortas ( o significado).


9- O que todo esse percurso narrativo nos diz: somos figurinhas mortas , quando a experiência do viver nos afasta da conexão com o  tecido do qual somos apenas suas cores ou costuras. 


10 - Uma pedra é mais do que uma pedra.


11- Por fim, não suportamos ver no mesmo espelho em que nossa face transborda, um inseto fazendo pose para si mesmo também.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla