Os sons e os sinais em tempo de péssimas escutas



Por Gilvaldo Quinzeiro


Que os primeiros dias do ano estão sendo marcados por tragédias, principalmente para os brasileiros, isso é inegavelmente assustador! Parafraseando um velho ditado, “poucos sinais bastam para um bom escutador”. O problema, no entanto, são os moucos ouvidos em tempos de muitas trovoadas! Aliás, quem ainda têm ouvidos que ouçam o que abaixo iremos falar!

Por falar em sinais, que tal um de ‘peso’   como   à misteriosa aparição de uma baleia jubarte, de 11 metros de cumprimentos, com 6 metros de largura, numa área de mata, em uma praia de Marajó, no Pará, encontrada morta, sem ferimentos, na última sexta-feira, 22?

Sejam quais forem os motivos, que fizeram com que o tal mamífero deixasse as águas profundas dos oceanos numa época de inverno – no seu habitat natural – é um péssimo sinal de que alguma coisa poderá está acontecendo ou ainda ocorrerá com este já sofrido planeta?

Por estes mesmos dias, isto é, da semana passada para cá, foram encontradas em algumas praias japonesas, o peixe-remo, habitante das profundezas dos mares, e, que na visão de muitos, o aparecimento de tais peixes, é visto como sinais da ocorrência de possíveis tsunamis.  Coincidência ou não, sábado passado, na praia do Caburé, em Barreirinhas, Maranhão, um colega, que fazia parte da mesma excussão que eu, conseguiu resgatar das areias, um peixe muito parecido com o mesmo encontrado no Japão! E se for?

Bem, é sabido por todos os observadores da natureza que o comportamento dos animais é usado como sinais acerca de ocorrência de alguma alteração na natureza. Nestes últimos dias, os cientistas têm demonstrados preocupação com as aceleradas mudanças dos polos magnéticos da Terra. Será este o causador dos fatos aqui citados?

Outro ponto que me chama atenção é a alteração do comportamento humano. A respeito disso, eu tenho escrito vários textos.  O aumento dos casos de feminicídios, por exemplo, merece ser estudado levando em conta a uma visão mais ampla, incluindo as mudanças  de ordem planetária! Veja o caso também do comportamento das nossas ‘autoridades’, sejam elas, políticas ou eclesiásticas: um assombro!

Outro péssimo sinal, sendo estes do campo da geopolítica, a saber, o agravamento da crise na Venezuela, e seu possível desdobramento no Brasil. Outro: o aumento das tensões das relações entre o Paquistão e a Índia, ambos inimigos históricos e detentores de arsenais nucleares. Hoje, quarta-feira, 27, o Exército do Paquistão anunciou ter derrubado dois aviões da Força Aérea da Índia. Ontem a Índia    realizou um ataque a uma região do Paquistão.

Ufa!












Comentários

  1. Sua preocupação também é nossa. Seus ouvidos escutam os assustadores sons que também escuto. Morro de medo dessas coisas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla