... Enquanto isso os conflitos palestinos X israelenses: joelhos das nossas incertezas!


Por Gilvaldo Quinzeiro

Os conflitos palestinos X israelenses, que em apenas uma semana matou mais de 100, entre estes, crianças e mulheres, não é de hoje e nem de ontem, e nem significa que não haverá no dia de amanhã. Este conflito é que o que vou chamar de os ‘joelhos de todos nós’, ou seja, é aquilo que nos movimenta; com quais nos agachamos ou nos levantamos, mas que deles nada sabemos ou não queremos saber, pois, não seriam nada reveladores a respeito de onde chegamos!

Palestinos X israelenses, respetivamente árabes e judeus; religiosamente islã e judaísmo lutam por ‘sagrados solos’ de pouca água, e de raríssimas riquezas minerais, mas, pelos quais se vertem muito sangue. Em outras palavras, conflitos, que, se pelos quais   voltássemos aos primórdios da velha humanidade, seria mais fácil compreende-los, mas que nos dias de hoje são ‘molas’ sobre as quais damos cegos saltos rumo aos nossos pulsantes desertos!

Há ali naquela pequena faixa de terra, algo muito parecido com os Bálcãs, ou seja, os ‘joelhos dos conflitos’, que nos empurraram para a Primeira Guerra Mundial; Primeira Guerra Mundial, que abriam feridas para os motivos, que nos levaram a pior de todas as guerras – a Segunda Guerra Mundial!

Enquanto isso, as bombas são lançadas como flechas flamejantes de um lado para o outro – joelhos impulsionados por ódio que encheria rios inteiros e ensopa a possibilidade do entendimento!  

Enquanto isso a terra permanece ‘plana’ para muitos – rachaduras em nossos pés caiporas, que ameaçam subir as nossas cabeças – joelhos nos quais se apoiam os nossos cansados ‘deuses’?

Enquanto isso...

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla