As coisas nossas de cada dia!


Por Gilvaldo Quinzeiro

Este texto é uma reflexão acerca do sujeito e das coisas do cotidiano.  Da Fé de um lado, e do fanatismo do outro.  Da crise econômica, que sustenta a nossa suja política. Das noticias, que os jornais não alcançam por não serem ‘noticias’, aos fatos ainda em carne viva que inundam as redes sociais - todos os santos dias!

Enfim, em que ‘diabo’ se transformou o sujeito a despeito das suas pereces? – algumas tão apressadas, quanto às coisas que nos escapolem, outras tão demoradas em meio a tão repentinas mudanças para as quais já não se têm mais joelhos!

Que mundo é este? De que realidade somos?

Vejamos então!

A semana passada, um colega me ofereceu uma carona, o que de pronto aceitei. Mas eis quando me posiciono no banco do carro, vejo um porrete! Perguntei-lhe intrigado, pra que isso amigo? Ele me responde: “estou me preparando para uma guerra que irá acontecer”! E me justificou afirmando que “o Brasil caminha para uma guerra alimentada pelo ódio religioso, à chegada dos refugiados estrangeiros, principalmente sírios, aliado ao componente da crise econômica e politica”! Ouvi tudo isso em silêncio, mas pensativo! Hoje estou a digerir neste texto o conteúdo daquela conversa!

Soma-se ao que foi dito acima, outra questão que eu acabo de tomar conhecimento, qual seja, hoje pela manhã ao abrir a página do Facebook, leio uma postagem com vários comentários a respeito de uma manifestação religiosa de uma determinada igreja da nossa cidade contra a construção de uma obra já anunciada pela Prefeitura Municipal; a referida obra é um Mirante Santuário de Nossa Senhora das Graças, e que deverá se constituir, caso seja efetivada, num lugar de peregrinação para os católicos, bem como de atração para os turistas.  A manifestação ganhou as ruas, e agora toma conta das redes sociais.

Segundo informações, a mesma Prefeitura construirá uma Praça destinada aos Evangélicos, talvez já prevendo uma possível reação. Então qual o problema?

Ora, se daqui pra frente à moda pega, então, qualquer que seja a edificação de caráter religioso, independente de qual seja a igreja, poderá receber manifestação em contrário – por que não? A questão que eu coloco é: o que legitima tal manifestação, quando em se tratando de Fé, não há uma melhor do que outra? Ou há?

No tocante a questão dos refugiados, trata-se de uma das maiores catástrofes da atualidade.  O mundo assiste ‘calado’ o drama de milhões de pessoas que, por questões de ordem política, econômica, climática,  inclusive religiosa, deixam seus países de origem.

O fato é que o mundo se encaminha para um cenário apocalíptico. É claro que isso ‘agrada’ a fé de uns, haja vista ser tal cenário, o cumprimento das suas profecias (?).  Por fim, milhões de pessoas, entre estas crianças, estão mesmo a depender da boa vontade dos homens, incluindo aqueles cujas mãos estão prontas para a construção de muros!

No que concerne a crise econômica e política, esta tem servido de ‘alimento’ a tantas máscaras e magoas.  O pior de cada um de nós se aflora, e nos afunda na barbárie. Entre nós  há quem não seja mais, um de nós!

Mas, voltando ao caso do “porrete”. Deus que me perdoe, mas as “marchas” em curso poderão nos apontar caminhos alheios, inclusive em relação à Fé!  Outro dia, uma pastora fez questão de filmar um “ato religioso” no qual destruiu com tanto “ódio”, a imagem de uma santa! O seu ódio era tanto que eu duvido que algum bem ela tenha feito.

Enfim, armam-se os espíritos! Afiam-se as línguas e os dentes. Marcham-se os exércitos. Estreitam-se as fronteiras.

Abundam-se as  coisas do cotidiano, secam-se os sujeitos sem seus significados.  Misturam-se penicos e seus conteúdos. Há o desgaste das palavras!

Vivemos, pois, uma crise de identidade.

Já pensou se a existência de Deus dependesse das velhas ou das novas religiões?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla