Enquanto isso a natureza nos ensina


Por Gilvaldo Quinzeiro

Enquanto a humanidade perde o controle dos seus esfíncteres em discussões, que só nos afundam na merda – tipo se a terra é plana ou redonda;  se a vacina é maléfica ou se é benéfica; se o comunismo come criancinha ou se é o padre; se o velório do nosso ente querido leva vela ou apenas orações; se os do bem são apenas aqueles que  ‘moram’ na igreja ou se a verdadeira igreja é a que ‘mora’ dentro de nós; se   o chip, que nos enfia é o da besta ou se é da besta fera tudo aquilo que por dentro de nós já nos irrita.

Por outro lado, a natureza segue dando o   seu pedagógico recado. O mais recente veio na forma de uma gigantesca explosão do vulcão de Tonga, que ocorreu no último sábado, 15, – seu estrondo chegou a ser ouvido a 800 quilômetros e, logo após foi desencadeado um tsunami cujas ondas mataram duas pessoas no Peru e provocaram estragos em países como Japão e Estados Unidos.  Na ilha de Tonga, local da explosão, 80 mil pessoas foram afetadas. As comunicações cortadas dificultam avaliação da dimensão da tragédia. Nas Ilhas Canárias, o vulcão Cumbre Vieja, depois de três meses provocando destruição, enfim, silencia – até quando?

E natureza segue pedagogicamente.... Uma onda de calor está ‘fritando’ os argentinos.  Aqui no Brasil as enchentes provocam cenas apocalípticas. Vários estados como Bahia, Minas Gerais, Pará e Maranhão contabilizam os seus prejuízos. No Rio Grande do Sul – seca de rachar.

Enquanto a covid-19, por exemplo, dá demonstração de força e evolução, nós a humanidade, nos fincamos e nos digladiamos.  E às vésperas do tão esperado fim do mundo a ‘fila dos que vão para os céus’ parece ser só de disputa entre os que acreditam ser os primeiros...

E assim, a velha humanidade, hoje, tal como era na Mesopotâmia ou no Egito Antigo; tal como era na Grécia Antiga ou como era no império romano segue sempre orgulhosa e convicta de que está no caminho certo – mas no final de tudo não passamos do “sujos falando do mal lavado”!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla