Primeiro café da manhã de 2022


Por Gilvaldo Quinzeiro

Bom dia!

Enfim, 2022. Um ano pedagogicamente para se está com um ‘olho no peixe e o outro no gato’. Um ano politicamente decisivo para o Brasil: barbárie ou civilização; os anéis ou os dedos; fascismo ou democracia.    Um ano filosoficamente exigente: ou o bicho abocanha de vez o homem, ou este antropomorfiza o bicho.

Enfim, 2022. Um ano para ser vivido à luz do conhecimento pitagórico? Ao menos numericamente é um ano, que começa e termina com ‘2’. O duplo. O dual...

Há ‘2’ anos, o mundo se deparava com a pandemia da covid-19. Logo, o mundo se viu dividido quanto a resposta ao seu combate:  isolamento ou aglomeração; vacinação ou não vacinação; usar máscara ou não usar máscara.  Em todo o mundo foram mais de 5 milhões de mortos. No Brasil mais de 600 mil pessoas perderam a vida.  E como se não bastasse, 2022 começa tendo que enfrentar uma nova onda   de infecção provocado pela variante ômicron.

A volta da guerra fria? Nos últimos dias do ano passado, a ameaça de invasão da Ucrânia por parte da Rússia de Vladimir Putin, colocou o mundo cara a cara com as tensões diplomáticas dos tempos da guerra fria. Tropas da Rússia e da Otan estão estacionadas em pontos estratégicos aguardando os desfechos. É esperado para dia 12 de janeiro uma conversa decisiva sobre essa questão entre russos e norte-americanos. Rússia deu um ‘ultimato’ aos Estados Unidos: “ ou língua ou beiço”.  Uma guerra é inevitável?

 2022 está apenas começando.... Um bom café da manhã!

Tim—Tim!

 

   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla