A velha guerra entre Israel e Palestinos faz o mundo de novo trocar de pele: a cobra geopolítica?


Por Gilvaldo Quinzeiro 


Do  último sábado para cá, 7 de outubro, com a inimaginável invasão do grupo Hamas a Israel e a apocalíptica contraofensiva israelense na Faixa de Gaza, o mundo "trocou de pele" , e já não é mais o mesmo! A última vez que isso ocorreu foi no dia 11 de setembro de 2001, com os ataques feitos aos Estados Unidos. Há poucos dias, os olhos de todos estavam voltados para a guerra ainda em andamento e sem feituras definidas  na Ucrânia. E ao piscar de olhos o que já aconteceu em outras partes do mundo? 


Nas redes sociais em polvorosas, já se fala do "fim do mundo"  - mas que mundo? Que "fim"? Quem está falando em nome de quem? Quem ainda é de um nós?


Outros já estão de olho nos céus para enfim se confirmar a " volta de Jesus Cristo "! Será? Para quem? Quem saberá num aperto de mão qual é a sua?


O conflito entre israelenses e palestinos não começou no último sábado, e nem na década passada. Trata-se de um conflito antigo , que remonta ao ano de 1948 com a criação do Estado de Israel - isso se  não quisermos voltar aos tempos bíblicos … Deixa pra lá?


A anunciada invasão terrestre à Faixa de Gaza para acontecer nas próximas horas por Israel, a mais densamente povoada da terra, não só poderá revelar com quantos corpos empilhados se ganha uma guerra, como testarão os nervos dos países vizinhos, a maioria inimigos de Israel -, e se esta  invasão terrestre israelense for uma espécie de armadilha planejada pelos seus inimigos? E se esta for a a janela de oportunidade para o Irã cumprir a sua promessa de destruir o Estado de Israel?


Seja  lá como for, o mundo do último final de semana poderá não ser mais o mesmo a partir desta segunda-feira, 9 de outubro. Amém?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla