O homem e o sabugo, uma breve reflexão sobre a nossa crise de identidade



Por Gilvaldo Quinzeiro

 

O amanhecer dos nossos dias,  já não se dá entre as mesmas “trempes”, e nem as pegadas humanas são  humanas só por serem pegadas,   logo, sem as referencias das cinzas e do carvão,  o homem desaprendeu como se acende a fogueira. E assim sendo, poucas são “as sombras” das quais escapamos sem ser por estas golpeadas.

Ora, o homem já não tem mais uma identidade, senão aquela que está em crise. Logo, a pressa por uma “engenharia genética” nem assim, é uma solução, posto que, o que nos falta é a matriz, o sentido pelo qual existimos...

Pois bem, este tal sentido ou esta tal matriz, escafedeu-se numa destas “curvas” em que deixamos escapar o fôlego por muitas destas coisas nas quais colocamos a nossa alma. Por isso, nestas condições, uma comparação entre “o homem e um sabugo”, nunca teve tão grande aproximação. Com uma diferença, o sabugo é parte de “um antes e um depois”; o homem só é “o agora com seus olhos arregalados”!

Aliás, “o agora” não pertence a tempo algum, e por isso mesmo, com este nosso “desraizamento”, os olhos arregalados é apenas um,  entre tantos outros  sintomas de um profundo mal-estar na civilização, como talvez, nos diria Freud.

 Quiçá que nossos olhos na ponta dos espinhos, sejam compreendidos como ausências destes em nossa face! Ao menos isso, não?

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla