Entre a 'cruz' e o 'fuzil', qual será o símbolo da mais nova cruzada?



Por Gilvaldo Quinzeiro


Que os tempos ficaram difíceis, disso ninguém duvida. Aliás, é bom que se diga que nunca houve tempo fácil. Veja então as queixas de Parmênides ou Heráclito; Platão ou Aristóteles; Júlio Cesar ou Otávio; Jesus ou Judas. Enfim. Cada tempo é prenhe de si mesmo.
A questão é saber se a dor é de parir ou por nada sentir.

O discurso apocalíptico, no qual se afoga muitas das correntes religiosas do nosso tempo, todas prenhas da filosofia do ‘quanto pior, melhor’, pois, de outra forma não se constituiriam enquanto tais, têm também às suas algemas presas ao ‘fundamentalismo político’. Talvez pela falta de perspectivas, ao mesmo tempo em que dependem do cumprimento de suas profecias, oscilam ora na busca do novo messias, alguns dizem que já o encontramos, ora na figura daquele que imediatamente a tudo destruirá. Um paradoxo, portanto.

O fato é que religião e política nunca estiveram tão ‘casados’ como no atual contexto da realidade brasileira. E, diga-se passagem, tudo isso em nome da “não-política”. Numa recente carreata pelas ruas da cidade percebi alguns jovens, na sua maioria de denominação evangélica fazendo gesto do ‘uso de arma’, nesta dita carreata.
Será o fuzil, e não mais a cruz, o símbolo dessa nova cruzada?

A verdade  é que vivemos, segundo alguns estudiosos, a inversão dos polos magnéticos da Terra. Coincidência ou não, há também uma tendência a inversão de tudo, inclusive da nossa percepção sobre a realidade. A substituição da cruz pelo fuzil é o exemplo deste tipo de alteração perceptiva?

Voltando a questão relacionada a junção religião x política, e, mais precisamente a seus possíveis efeitos, tememos, por exemplo, a uma espécie de histeria coletiva.  E assim sendo a um agravamento das nossas estruturas psíquicas.

As queixas a respeito das aparições de ‘deus’ ou ‘diabo’ poderão ser mais frequentes daqui para frente. O problema é quem e como lidar com isso?

Por isso, mais uma vez, a minha palavra é no sentido da tolerância e da sabedoria!

Um bom domingo a todos!

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla