A Democracia: por que diabos alguns querem seu fim?



Por Gilvaldo Quinzeiro


A Democracia enquanto forma de governo nunca será um ambiente ‘bom e adequado’ para quem não possua maturidade para ouvir as opiniões contrárias as suas e nem para quem não tenha o poder da argumentação, apelando, então, para o uso da força no sentido de impor a sua ‘verdade’. Ou seja, os verdadeiramente fracos temem à Democracia assim como o ‘diabo teme a cruz’!

 Em Atenas, berço da Democracia, os cidadãos eram ensinados desde crianças a lidarem com o contraditório, daí a importância do estudo da retorica, entre outras. A força aqui era da persuasão, do argumento!

É claro que a Democracia ateniense tinha suas limitações e defeitos como, por exemplo, a exclusão da maioria da população da vida política. Entretanto, não podemos deixar de reconhecer o grande salto dado pelos atenienses em comparação as outras formas de governo.

Em outras palavras, se ruim com Democracia, pior sem ela! Principalmente para os menos favorecidos, que é exatamente a maioria esmagadora da população. Infelizmente não é assim que pensa o núcleo estreito do atual Governo brasileiro, incluindo o próprio Presidente e seus filhos. Basta ver as suas declarações antes e depois de serem eleitos: é algo que nos faz pensar na barbárie! Meu Deus como este governo teme a Democracia! 

O mais recente episódio desta natureza, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PSL), em uma entrevista, ameaça a volta do AI 5, caso haja no Brasil as manifestações semelhantes às que ora ocorrem no Chile.

Ora, quão é contraditório um Governo que foi eleito para ‘acabar’ com a corrupção - extinguir logo de cara e a qualquer pretexto com aquilo que lhe daria transparência e legitimidade – a Democracia! Isso soa como um gesto de fraqueza e de infantilidade.

Sim, de fato, Democracia não é para os fracos! Democracia é para os fortes; para os fortes em argumentos; para os fortes, que sabem ouvir o contraditório; para os fortes, que sabem aceitar e conviver com as diferenças.

Por fim, uma ditatura, ou seja, a extinção da Democracia, será este o “Bem” que os irmãos evangélicos e outros tantos cristãos que foram às ruas pedir voto a Bolsonaro, têm de melhor a oferecer ao Brasil?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla