O peso da liberdade de Lula em a cena do próximo capítulo



Por Gilvaldo Quinzeiro



Em que pese a ‘enxurrada de críticas’ que se possa fazer a Lula e a sua liberdade, não se pode negar, entretanto, a sua capacidade de articulação e liderança política.  E mais do que isso, entra em cena, um ator de peso e que poderá dar uma nova narrativa ao nosso atual momento político. Lembremos que nestes dias de prisão, um ano e alguns meses, Lula possa ter aproveitado para, entre outras coisas, se repensar e se refazer ou não. Contudo, esta é uma das expectativas: Que Lula voltou às ruas? Ou como as ruas receberão Lula?

Em outras palavras, com o Lula livre começa de fato um novo capítulo do nosso trágico e cômico teatro político – uma prova-de-fogo não só para o próprio Lula; como também   para o atual governo, no sentido deste saber digerir ou não o novo cenário que ora se inicia, bem como para a nossa Democracia.

O peso da liberdade de Lula é também um desafio aos pilares da nossa Democracia.  Democracia esta que nos últimos dias foi ameaçada, se não de fato, mas por um ‘fraseado’ típico de quem sempre age na penumbra.

 Inicia-se pois, com a liberdade de Lula uma cena que, por um lado foi tão esperada por muitos; mas por outro, temida e repelida como o pior dos horrores.

Poderemos ter o agravamento do acirramento das polarizações entre direita x esquerda? Esta polarização poderá sair do âmbito das redes sociais para as ruas e praças onde ambos lados estarão armados de paus e cacete em um possível enfrentamento?

Eis a questão.  É provável que sim.  Porém, ganhará esta batalha que poderá ser sangrenta ou não    quem menos se ensopar de ódio. Ganhará esta batalha que poderá apenas se constituir em um mero   jogo de cena ou não quem menos usar de xingamento, e mais argumento; quem menos usar da retórica do uso força a qualquer custo, e mais de propostas concretas para os nossos reais problemas; quem menos ‘implodir’ com quaisquer sacolejos, e permanecer firme diante das situações.

Enfim, ganhará de fato a alma e o coração do povo quem estiver realmente com o povo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla