O Brasil, e as velas acesas do fascismo e do messianismo


Por Gilvaldo Quinzeiro 


Neste texto vamos tecer uma tapeçaria com os finos tecidos da história, da antropologia e da psicologia analítica. Tudo isso no esforço de compreender o Brasil, que marcha para o dia 25 de fevereiro. E iremos fazer isso à luz de “três velas “ para não deixarmos de lado o simbolismo. Vejamos.


A primeira vela: diz respeito ao fascismo e ao messianismo, que  se alimentam de um retorno . O retorno de um passado glorioso. Na época de Mussolini ,por exemplo , a inspiração deste era o retorno das glórias do império romano. Ou o retorno de um salvador no caso da visão messiânica. Em Portugal e no Brasil, o retorno de Dom Sebastião alimentou a esperança de muitos com o chamado sebastianismo. De sorte que quando ambos dão as mãos, fascismo e messianismo, em condições únicas como as atuais, o presente se seca por irrigação ao passado.


Segunda vela: sendo Jair Bolsonaro este “messias” ou o mito, nas condições em que lhe apontam uma possível prisão ou a sua “morte política" há uma cena arquetípica a ser construída para satisfação dos seus fanáticos  seguidores, qual seja, a do sacrifício. Em outras palavras, acuado e sem saída, Bolsonaro está disposto a se lançar ao precipício diante dos olhos de uma multidão sedenta pela “ ressurreição” do seu líder. 


Terceira vela: tanto o fascismo, quanto o messianismo pregam o sacrifício, o derramamento de sangue como desfecho final, que, por si mesmo iniciará um novo ciclo. É aqui que mora o perigo latente, qual seja, as ideias apocalípticas,  velhas inquilinas do Inconsciente Coletivo. Ideias estas que estiveram presentes, em que pese o paradoxo, no nosso último carnaval. Lembra? Aqui cabe uma atenção muito especial para o despertar nas massas dos sentimento das cruzadas… Malafaia sabe realmente o bicho que sairá das páginas prestes a serem abertas? Amém? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla