MANIFESTO AOS BRUTOS
As eleições deles e as nossas em tempo de escassez de homens
Por Gilvaldo Quinzeiro
Diante dos tempos escorregadios e de “seca” de líderes. Veja os temas do debate dos dois candidatos à presidência da maior potência do mundo, Biden e Trump ! Enquanto o mundo caminha a passos largos para se aniquilar na terceira guerra mundial. Isso sem esquecer a tentativa de golpe na Bolívia. Diante de tudo isso, entendendo a gravidade do momento pelo qual passamos, segue alguns pontos que, a meu ver, são importantes para as reflexões acerca das nossas eleições, as municipais.
Primeiro. Essa eleição será decisiva para o desenho do quadro político municipal, estadual, nacional, e, numa perspectiva mais ampla, internacional.
Segundo. Neste sentido, mais do que votar pensando nas questões locais, precisamos alinhar a nossa decisão ao processo civilizatório.
Terceiro. A humanidade está com a sua sobrevivência em risco. As catástrofes climáticas não são mais um cenário distante, mas uma realidade que adentra a nossa porta. Mas não é só isso. Vivemos uma séria ameaça de um conflito em escala global.
Quarto. Soma-se a isso, o avanço da extrema direita no Brasil e num mundo, e com ela , a ameaça real e em passos acelerados às conquistas sociais,culturais , trabalhistas e democráticas.
Quinto. Muitos dos que agora lançam seus seus nomes a uma vaga a Câmara Municipal e a Prefeitura , estiveram acampados em frente aos quarteis numa clara demonstração de que são golpistas, isto é, que não defendem a Democracia. Se prestarmos mais atenção são também negacionistas em relação às questões climáticas .
Sexto. Diante do exposto, faz-se necessário que escolhamos candidatos cujos perfis e práticas cotidianas estejam alinhados com a defesa da democracia, do respeito ao meio-ambiente, a promoção da cultura, do humanismo e da paz.
Sétimo. A paz é urgente e necessária!
Oitavo. Na dúvida em saber o que fazer porque perdemos a fé nos homens, façamos pelos insetos - destinos de todos nós!
Comentários
Postar um comentário