Todos afetados pela falta de afetos: e agora?


Por Gilvaldo Quinzeiro


Estamos encravados numa realidade onde todos nós somos afetados pela falta de afetos – uma consequência, talvez, da nossa ‘prece’ apenas pare se obter o tão almejado sucesso e da nossa pouca inserção em nosso mundo doméstico – o mesmo que o ‘abandonamos’ quando somos obrigados partir para conquistar o mundo!

O estranho é que este ‘mundo’, objeto da nossa conquista, é o mesmo que se encontra hoje tão saturado, enfadonho, depressivo e explosivo! Que ‘diabo’, então de conquista é essa?

Este é um caso para se pensar. Do que adianta se conquistar o mundo, se não conquistamos um abraço sequer! Não será este o motivo de o mundo estar se tornando cada vez pior? O que deve afinal pautar as nossas conquistas?

O filósofo grego Sócrates já nos chamava atenção há milhares de anos acerca de centrarmos o nosso esforço na ‘conquista de nós mesmos’. Eu entendo que este pensamento nunca envelhecerá!

Fala-se muito em intolerância e do ódio como marcas dos dias atuais, e é verdade. Estamos sim vivendo sob a égide do ódio e da intolerância. Como eu costumo falar, “estamos em carne viva”!

Eu tenho lido nestes dias muitos posts em que se cita o nome de Dona Marisa Leticia, internada em estado grave no hospital Sírio Libanês. Uns posts dando as sinceras condolências e outros desejando profundamente a sua morte. É claro que isso reflete as condições dos nossos dias: o acentuado antagonismo, não só a nível ideológico, como também sentimental!

Em outro dia, uma professora postou um comentário nada ‘humano’ a respeito das vítimas de um acidente de barco, salvo engano, no Rio de Janeiro.

É aquilo que eu me referir em outro texto: “o sepultamento dos homens vivos”. Tal é a nossa falta de afeto e respeito de uns para com os outros que estamos literalmente nos ‘comendo’, no mal sentindo é bom que se diga.

Por fim, eu quero repetir o que eu já venho dizendo: “há entre nós quem não seja mais um de nós’!



Comentários

  1. Olá
    O artigo está óptimo
    Boa semana
    http://ernestocastanha.blogspot.com

    Ernesto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla