A ausência de busca X fundamentalismo



Por Gilvaldo Quinzeiro


O fundamentalismo, hoje, uma cova comum, infelizmente, pode ser compreendido como a ‘ausência de busca’, isto é, o esgotamento da utopia – daquilo que move em direção a algo! Pois bem, a ‘certeza’ de ter encontrado Jesus para alguns cristãos, por exemplo, pode, por conseguinte, ter esgotado a sua busca, e o resultado disso a perca de uma das coisas mais caras para o cristianismo – a humildade! O fato é que também em função disso, muitos passam acreditar mais na ‘verdade’, que acreditam possuir, do que na Verdade que somente em Jesus Cristo se encontra. Daí a importância da busca permanente!

Na política, o fundamentalismo pode ser explicado da mesma maneira. Isto é, o esgotamento da busca da política como solução negociada para atender as diferentes e cada vez mais complexas demandas sociais. Na falha desta solução, abre-se o espaço para a imposição; e a imposição pelas forças das armas – a tirania!

No ‘frigir dos ovos’, se há esgotamento dos sonhos, é porque também o homem ao menos como se pensava ser, também se esgotou! É aqui que mora o grande perigo! Não tendo mais o ‘homem’, então, as demandas são mais complexas, temos que reinventar tudo: inclusive os deuses?

O esgotamento do homem na condição de ‘ideal de homem’ , isto é,  do vir- a-ser é uma ferida das mais danosas. Falta-nos, portanto, porque ser!

O dito aqui nos faz retornar às cavernas, onde, em um dia de caçada, encontrar um outro homem (de outra tribo), um poderia se tornar o jantar do outro!  A busca aqui era a mais ‘rasteira’ possível. Não esqueçamos que um dos alertas das organizações internacionais, na atualidade, é exatamente em relação a falta de alimento.

Mas voltando ao fundamentalismo.  Que na arte a busca, a utopia, a inspiração, a criação   não cesse nunca, pois, do contrário o ‘ão’ dos paredões, pancadões e outros que tais, ou as letras rimadas com ‘bunda’, ‘chupa’, ‘pau’, ‘cacete’,  ‘xana’ –  sejam motivos para o exílio?

Ter sonhos para sonhar pode ser perigoso, porém, a ausência destes é enterrar todas as possibilidades de um sorriso!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla