A humanidade está diante de si mesmo!


Por Gilvaldo Quinzeiro


Apesar de todos os sonhos, e gerações com suas ‘bandeiras de lutas’, não fomos capazes de construir um ‘mundo melhor’, e, não obstante todos os esforços, o pior dos mundos se descortina: a gritante condição em que milhões de pessoas morrerão de fome neste ano ainda! O alerta veio de Stephen O'Brien, chefe humanitário da Organização das Nações Unidas, afirmando que "estamos em um ponto crítico da história. Logo no começo do ano estamos enfrentando a maior crise humana desde a criação das Nações Unidas".

Ainda segundo Stephen O’Brien, “atualmente, 20 milhões de pessoas em quatro países estão passando fome. Sem um esforço coletivo, global e coordenado, as pessoas simplesmente vão morrer de fome. Muitas vão sofrer e morrer por causa de doenças atreladas a essa situação".

Os países são Sudão do Sul, Nigéria, Somália e Iêmem.  Os conflitos nestes países, todos, salvo engano, de natureza religiosa, é a causa principal para o agravamento da situação.

As imagens que correm o mundo vindas desses países é simplesmente chocante! Nelas podemos ver a face humana sem a ‘maquiagem’, que oculta as nossas ‘fendas’.

Sim, amigo, estamos diante de nós mesmos! O espelho é real!

Enfim, o cenário do mundo é de fome! O mesmo mundo em que se tem condição de enviar sondas espaciais para o espaço sideral, não é capaz de evitar que muitos seres humanos, em sua maioria, crianças, vivam na extrema pobreza!

A ONU pede uma ajuda estimada em US$4,4 bilhões para evitar, o que será uma das piores catástrofes. Ocorre, entretanto, que o contexto atual do mundo não é de ajuda mútua entre os países, mas o de cada um voltar-se para o seu ‘umbigo’ – ‘pobres’ daqueles famintos que serão esquecidos ou ‘pobres’ de todos nós por termos chegados a esta situação?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla