Eh meu primo sabugo, o 'diabo' do mundo virtual também somos nós!



Por Gilvaldo Quinzeiro




O homem, não obstante,  o primor de quaisquer que sejam as épocas,  repete os passos com a bunda no chão dos seus ancestrais, até atingir a condição de ser considerado “homem” pelos seus contemporâneos. Ora, o ‘diabo’ é saber o que para cada época significa exatamente  ser homem?

Eh, meu primo sabugo,  o ‘diabo’ é a  matéria-prima  para tantas coisas, entre estas, talvez, daqueles que também  se autodenominam homem na época de hoje!

Pois bem, se no Egito Antigo, uma pirâmide correspondia a entrada  para uma realidade Outra;  aquela pela qual o homem deveria lutar para dela participar  e que mais tarde, Platão chamaria do mundo das ideias – hoje, estamos às voltas com este  fascinante mundo. Só que numa outra versão, qual seja, a dos chips, dos celulares, dos  tablets , computadores e outros que tais. Em outras palavras, ao mundo virtual!

Sim, meu primo sabugo, enfim, chegamos ao maravilhoso mundo virtual! Mas aqui  o ‘diabo’ também somos nós, tal como aquele imaginado  pelos egípcios antigo e  (suponho)    por Platão.

Bem, por falar no ‘diabo’, é claro que este deslumbrante mundo virtual, não ficaria humanamente completo, caso nós não inseríssemos nele – o divino!

 Isso mesmo meu primo sabugo, estamos no limiar de um novo tempo. Mas não se maravilhe com tudo, pois, este começo é também a nossa caverna primeva! De modo que,  agora é que estamos rabiscando  nas paredes das cavernas  com pedra de carvão -  as possíveis fáceis dos “novos deuses”!...

Por fim, não é Platão que eu invocaria, neste contexto, não de escuridão extrema, e sim de “luzes”, que nos ofuscam e  cegam  -,   mas seu mestre - Sócrates.

“Conhece-te a ti mesmo”!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla