Nos céus da Mesopotâmia, e a terra nossa de cada dia.



Por Gilvaldo Quinzeiro

 

 

Em algum lugar onde no passado foi a Mesopotâmia (berço da civilização) hoje Iraque, a civilização se coloca na mesma encruzilhada de sempre: “em nome  de quem se  devorará outro para o bem de todos”?

É na antiga Suméria, onde se deu a criação da primeira escrita, a cuneiforme, que, os jihadistas do Estado Islâmico (EI) e as forças ocidentais lideradas pelos Estados Unidos travam a última “cruzada”. É aqui onde uma “nova escrita”, um novo traçado do mundo está sendo feito!

O “Crescente fértil” – lugar de estéreis lutas! Mas é aqui onde homem pela primeira vez se plantou olhando para os céus! Os céus da Mesopotâmia que lindo! É possível que os reis  magos – aqueles que foram visitar o menino Jesus tenham saído de algum lugar da Mesopotâmia seguindo a “estrela guia” – rumo a Belém.

Não é à toa que Alexandre, O Grande por lá se apaixonou!

 Agora mesmo acabo de ler  uma reportagem  do Jornal Folha de São Paulo assinada por Patrícia Campos Mello e Fábio Braga (enviados especiais) dando conta de que na “terra entre rios”, mais especificamente nos arreadores de Kirkuk, rica em petróleo , os soldado curdos travam uma batalha desigual (com armas obsoletas) contra o poderoso Estado Islâmico (EI).  

Os céus iraquianos possuem lugares para quantos deuses? Eis a questão!

Enquanto isso, aqui na Terra, mais precisamente no Brasil, eu  vejo um vídeo no qual policiais de Goiás  travam em solo uma batalha épica  para exorcizar um sujeito em plena rua. Uma verdadeira cruzada!  O vídeo me chamou atenção pela  ocorrência inusitada. Ou seja, a polícia tendo que usar uma arma nada convencional no seu trabalho de rotina,  a saber, o exorcismo. Fiquei torcendo pelo policial!  E no final parece que o desfecho foi desfavorável para o capeta! Ainda bem!!!

Mas lá em solo iraquiano e região quem finalmente “cantará de galo”?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla