Psicanaliticamente falando, o meu pai é "o cara"!


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

Se ao pai fosse dado a condição de pássaro; depois que os seu filhotes “ganhassem asas”, quem retornaria ao ninho por sua causa? Ainda bem que o Dia de hoje se reporta ao Pai na condição de homem! Porém, é preciso que se diga que, ser homem apenas, não é ter atributo de pai, posto que, a figura do Pai se constitui na principal “trinca” do processo civilizatório.

Partindo de uma premissa de cunho psicanalítico, afirmamos que, a mãe é Mulher e muito “íntima” dos filhos, de sorte que, se o pai fosse visto pela sua prole apenas como um homem qualquer – a confusão estaria feita e para sempre!

Portanto, como diria Lacan, a presença do pai, é simbólica. Eu acrescento:  a presença do pai é metafórica, mas, cortante -  sem a qual, a “mão” do filho jamais permaneceria no lugar onde “imaginamos” que deva estar!

Ora, o dito acima teve um propósito inicial, qual seja, o de nos chamar atenção para o seguinte:  ser Pai não é fácil, pelo contrário, é quase humanamente impossível sê-lo! Se tivéssemos que chamar o pai por uma expressão redundante e atual seria: “este sim é o cara”!

Sim, meu pai, você “é o cara”! Parabéns por tudo! Inclusive por ter conseguido me colocar no meu devido lugar!  Mas, não se que esqueça meu pai que a sua mulher é também minha Mãe!

Feliz Dia dos Pais!

 

Comentários

  1. Ilustre amigo, vim colher um pouco de perfume de sua pena artística e intelectual.
    Um abraço a partir de Angola, Soberano Canhanga

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, bela sua ilustre visita amigo "Soberano Canhanga"! Alegro-me com sua presença! Seja bem-vindo! Fique a vontade! Obrigado!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla