Agora sim, com a pandemia, as ‘mascaras políticas’ serão colocadas à prova!



Por Gilvaldo Quinzeiro


Com a declaração feita ontem, 11 de março, pela Organização Mundial de Saúde que o mundo está de fato vivendo uma pandemia causada pelo coronavírus, a questão agora passa para um outro nível, que é o âmbito político.  Assim sendo, é chegada a hora de sabermos se os nossos governantes terão competência política e técnica para lidar com a questão. Ou seja, medidas drásticas hão de ser tomadas com urgência para se evitar o pior para o conjunto da sociedade. E neste nível, é claro, o que quer que se faça ou deixe de fazer, as velhas cicatrizes haverão de dar lugar a talhos e feridas maiores.  A ideologia e o ódio que até agora foram bandeira única do atual governo brasileiro, haverá de descer do mastro para pisar no mundo real!  Em outras palavras, como diz um velho ditado agora é a hora da “onça sair para beber água”!

Como eu tenho escrito reiteradas vezes, o que que quer venha pela frente, não virá sozinho, seja um fragmento espacial, seja a visita de outros seres, seja, um surto gripal. E outra coisa:  tenho dito também que vivemos “escassez de Homens”, ou seja, de lideranças sérias e antenadas com as alterações pelas quais passam o mundo!

A situação pela qual passa a Itália, hoje, por exemplo, onde os familiares estão tendo dificuldades até de enterrar seus mortos, em virtude das medidas adotas pelo governo para conter o avanço do coronavírus, me faz lembrar sim, a peste negra que devastou a Europa no século XIV. Estamos nós diante de algo tão devastador em nosso século?

Bem, o que se sabe é que nas próximas semanas, o número de pessoas infectadas vão crescer assustadoramente, devido ao que as autoridades chamam de “transmissão comunitária”.  Há uma preocupação das autoridades de que os hospitais não tenham a capacidade suficiente de receber os novos casos. Algo que seria, um desastre nas mãos de qualquer político!

Enfim, é hora de sabermos o que somos, o que temos e do que seremos capazes!

Boa sorte a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla