Invasão ao Capitólio. Pimenta nos olhos ou spoiler?

 

Por Gilvaldo Quinzeiro

 

Não é à toa que os olhos do mundo estão voltados para os Estados Unidos. E se olharmos com muita atenção a invasão de ontem ao Capitólio pelos apoiadores do Presidente Donald Trump, onde 4 pessoas foram mortas, além dos danos materiais aos prédios públicos, veremos que o mundo entra definitivamente em grave período de instabilidade, pois o ato em si significa um ‘murro’ na democracia do mundo inteiro”!

Para o Brasil então, tal invasão é mais do que pimenta nos olhos, trata-se pois de um ‘spoiler’? Eis a questão!

 Parece um exagero o dito acima, mas não é. Não estamos falando de um país qualquer, mas dos Estados Unidos.  A contestação dos resultados das eleições por Trump, que deu vitória a Joe Biden; contestação essa que culminou com ato de ontem, não pode ser vista apenas como uma ‘cortina de fumaça’ – há que se olhar os pesados elementos que constitui o palheiro de onde expele o fumo – fundamentalismo, obscurantismo, negacionismo e racismo. Os mesmos elementos que dividiram os norte-americanos na guerra civil (1861-1865).

Mesmo com o Congresso ratificando a vitória de Joe Biden, o que também aconteceu ontem após as forças de segurança expulsarem os invasores e garantirem a ordem no local, é preciso aguardar o desfecho dos acontecimentos diante de uma sociedade inflamada e dividida. Tudo enfim pode acontecer!

Não bastasse a crise da pandemia da covid-19, o 46º Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá também uma das mais difíceis tarefas: cicatrizar as feridas do ódio no seu povo! Isso lhe exigirá sabedoria e liderança! O outro grande desafio será no campo das relações internacionais, e é claro, a pauta com a China!

Enquanto isso o mundo aguarda com um ‘frio na barriga’. Ufa!

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla