ovo das serpentes: o mundo ainda dorme diante do despertar dos antigos monstros adormecidos?



Por Gilvaldo Quinzeiro


A história segue com seus serpenteios. Ora por outra, se evitam os caminhos e se embrenham pelos arrodeios. Mas nada disso impede que as serpentes nos estejam à espreita. O livrar-se das serpentes, porém, não significa ter dado cabo dos escorpiões.  A história por si mesma “choca os dinossauros” ...

O dito acima é para falar do possível retorno da “guerra fria”. Ou seja, o conflito atual entre a Rússia X Ucrânia pode ser o veneno que faltava para despertar antigos monstros adormecidos. E em tempo de crise econômica mundial, a história já sabe por demais que a solução pode estar num “novo mapa”, já que o velho, não cabe todos os interesses. E a questão é: que interesses já não se realizam nos limites das velhas fronteiras? O que a velha Europa – mãe das duas últimas guerras mundiais - estará “desenhando” para colocar em marcha seus soldados?

O cenário depois da realização do referendo na Crimeia, no último domingo, que decidiu pela posição favorável a Rússia, parece se mover para cenas mais trágicas. O que exigirá que conheçamos de fato quem são “os novos atores” mundiais. Putin X Obama, e seus coadjuvantes. Quem tomará para si a cabeça da serpente?

No Brasil parece que os escorpiões que hibernavam, agora estão sentindo o cheiro da primavera. No dia 22 está sendo marcado a “Marcha da Família com Deus”, e tal como aquela de 19 março 1964 (lembra?), acena para uma intervenção militar no Brasil.  Mera coincidência ou mundo voltou a morder o próprio rabo, tal como a serpente enfurecida quando perde o bote?

Em outros textos, eu tenho chamado atenção para “as faces ocultas”. Tais faces agora parece enfim se revelarem.  Está sendo marcada também para o dia 22 uma outra marcha – a antifascista! Bem, pelo jeito, ninguém mais precisará de máscaras. Amém?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla