Sim, seu cavalo!


Por Gilvaldo Quinzeiro



Este breve texto é um protesto aos maus-tratos e o abandono de cavalos e jumentos no Brasil, sobretudo, no Nordeste, onde há inúmeros casos de animais abandonados ao longo das rodovias, provocando acidentes e outros problemas, inclusive a morte de pessoas e a do próprio animal.

Pois bem, o progresso já foi também festejado, quando puxado sobre lombos de cavalos. 
Tudo era ‘amarrado’ conforme os cipós disponíveis. Tempos de veredas, ladeiras e lamaçais, mas nada que impedisse que “o novo, o útil e o indispensável” chegassem ao seu destino.

Sim, o cavalo já foi os pés e as mãos do homem! Aliás, a força propulsora para alavancar o progresso, era medida pela quantidade de cavalos.

Entretanto, o progresso só é amigo dos seus próprios interesses. Hoje, os pés e as mãos do homem ganharam asas. “O novo, o útil e o indispensável” não se fazem por esperar: temos que dormir na fila como galinha a chocar os seus ovos, do contrário, o ‘pinto’ não nascerá com a nossa cara.

“O velho”, ainda cheirando a novo é descartado com uma rapidez incrível. O cavalo então, se tornou de pés curtos – um entulho vivo!

Sim, seu cavalo. Como negar seu apocalipse? Mas, o homem, hoje, sem os pés no chão, pagará caro e com a corda no pescoço.

De fato, o progresso, a civilização e sei lá o quê mais, deveriam fazer das imagens dos cavalos maltratados e abandonados, o seu próprio espelho. Ou seja, ‘o cavalo’ que hoje rir à toa, amanhã será velado por quem?

Sim, seu cavalo, eu penso que penso, mas que pena de mim!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla