Os tremores e os temores do Século XXI. De que época somos?


Por Gilvaldo Quinzeiro


Estamos bem dentro do ‘útero’ de alguma coisa. Esta é a quase certeza acerca do tão esperado século XXI. Ainda não ultrapassamos as suas duas primeiras décadas. Porém, tudo está sendo vivido às custas de muita sofrência. Há muitos rumores e tremores.  As boas previsões -, nada! Ainda bem que as previsões catastróficas também não se realizaram: estamos sendo mortos aos poucos, como se diz no popular “na unha”.

Nada se parece mais com nada, exceto com a escassez de homens honestos como no tempo de Diógenes Sínopes (413 -323 a.C), quando este andava à luz do dia com uma lamparina acesa a procura de homens.

Portanto, não trema, amigo. O século XXI. Está apenas apressadamente em seu começo!

A natureza, esta sim, mostra a sua força e o seu lugar! Quanto aos homens, estes nunca desejaram ter nascidos em outra época!

A pouco eu li uma matéria jornalística falando dos terremotos, que têm abalados a península Itálica. Tais tremores começaram a ‘sacudir’ o Vaticano, ao menos em opiniões. O padre Giovanni Cavalcoli, justificou os terremotos como “um castigo divino pela ofensa à família e à dignidade do matrimônio, sobretudo por culpa das uniões civis". O Vaticano, por sua vez, condenou com veemência tais declarações afirmando serem “ofensivas para os fiéis e escandalosas para os não fiéis". 

 O fato é que quando não temos mais o que dizer diante das coisas, que nos engole, apontamos o dedo! Isso tem se repetido ao longo das épocas. Aliás, uma das marcas do nosso tempo é o uso dos dedos. Usamos os dedos até em substituição a boca e a língua.

O espanto se tornou a linguagem universal. Aquilo que não nos causa espanto não merece nenhuma palavra!

Estamos silenciosos para as coisas mais importantes. A gritaria é a forma de festejar todas as banalidades.

Não se envia mais comunicados por panfletos. Tudo se diz como quer através de uma bomba!

O século XXI parece ter sido escolhido para o ‘pagamento de ‘carmas’ dos velhos espíritos. Tudo se parece com o retorno de tudo!

Meu Deus!

Na terça-feira, dia 8, uma eleição, a dos Estados Unidos, faz com que nenhuma outra tenha importância alguma!  A escolha entre Hillary Clinton e Donald Trump à Casa Branca, torna o mundo pequeno demais! Tudo se torna um só ‘quintal’. Todavia, este mesmo mundo que parece tão pequeno, toma distância gigantesca quando o assunto é assinatura por um acordo de paz ou   sobre as questões ambientais. É aqui que o mundo não parece pertencer a ninguém!

Enquanto isso, milhares de pessoas estão vivendo sob a condição de refugiados de guerras ou do clima. Muitos estão fazendo de uma barraca improvisada, o seu mundo. Outros que não tendo nada do qual fazer o seu mundo, morrem nas águas do mar.

Este enfim, é um resumo do quadro atual do mundo nestas   primeiras décadas do século XXI. É possível, se nada for feito, que este seja o último dos séculos, inclusive para as novas gerações.

Por fim, do dito aqui, eu espero estar completamente equivocado!

Bom domingo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla