A felicidade


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

A felicidade, dizia  eu, numa mensagem que escrevi hoje  para meu filho, pela passagem do seu aniversário,  “não  está em lugar algum, mas no que nos move a sua procura. Isto é, dentro de nós mesmos! Portanto, ser feliz é ter se tornado em sua própria árvore. Contudo, isso não nos afasta o perigo das tempestades, mas chegar a ser a condição de árvore, é estar plantado em si mesmo. Seja feliz na luta de todos os dias”!

De fato, por mais que se busque a felicidade, e geralmente esta busca se dá para fora de nós, isto é, nos lugares, nas coisas e até em outras pessoas, contudo,  mesmo quando conquistados estes  tais lugares, estas tais  coisas ou estas  tais pessoas nas quais supomos encontrar a felicidade, eis que nos deparamos que ao longo desta procura, acabamos esmagando quem antes deveríamos já ter encontrado: a nós mesmos!

A felicidade, portanto,  não é um porto de chegada ou de saída. A felicidade é um permanecer para dentro de si mesmo, visto que, não há outro lugar melhor para se está no mundo, quando o mundo todo estiver a procura da felicidade,  senão dentro daquilo que acreditamos ser “o comigo mesmo”!

Sócrates tinha razão quando compreendeu a importância de se “conhecer a si mesmo”. Não há,  pois,  outro caminho para o homem, inclusive para aqueles que acreditam que o caminho único seja Deus, senão aquele pelo qual o homem encontra a si mesmo.

Não tenho outra missão na vida, senão   Ser eu mesmo, a despeito de toda uma realidade que já me devora!  Contudo, tenho certeza, isso não é tarefa fácil, mas,  se é possível ser feliz, a felicidade de alguma forma, estará presente  naquilo em me construo todos os dias com todas as pedras, lamas e espinhos deste caminhar.

Um bom domingo a todos!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla