Uma prosa para além da tarde


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

Hoje, no meu passeio matinal pelas ruas do centro da cidade,  tive  o prazer de reencontrar o meu velho amigo,  o educador, romancista e pensador J. Cardoso. Há dias que não nos encontrávamos, pois, o mesmo está residindo em Fortaleza. E,   como de costume,  sentamos no banco da praça da Matriz, e passamos a manhã inteira falando a respeito da existência.  Na conversa de hoje, o livro do astrofísico brasileiro, Marcelo Gleiser, "Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza" – foi o nosso ponto de partida. A astronomia é uma das minhas paixões! Saber que sou uma “poeira cósmica” me faz habitar  para além dos meus conflitos existenciais!

Na nossa conversa também falamos de Platão, Aristóteles e  Protágoras. Mais especificamente, em ralação  ao  que estes gigantes da filosofia foram capazes de erguer com seus pensamentos! “Tudo o que foi escrito até agora”, dizia J. Cardoso se referindo a uma citação de um pensador contemporâneo, “não passa de uma nota de rodapé, quando comparado aos escritos de Platão”.  Hoje, argumentava eu,  “se fala muito que o autor tal está superado, mas imaginar que muito destes autores, como Platão, Freud e outros, mergulharam fundo  e na completa escuridão do seu tempo,  não há como negar a proeza dos seus feitos para todos os tempos”!

De fato, passar o dia todo “sentado sobre os livros” para deles tirar apenas  as citações que lhe interessam, é muito cômodo! O difícil é se afogar na própria existência – o ABC – dos verdadeiros mestres!


Bem, agora, estou de  saída para o meu  passeio vespertino, e espero, como ocorreu de manhã,   encontrar-me com os velhos e bons amigos!

Uma boa tarde a todos!

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla