O ego consumidor. Tudo em nós é boca!


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

O consumismo.  Como não se tornar dependente? Como a sociedade vencerá a guerra contra as drogas, se o hábito de consumir, inclusive o dispensável,  é dado como “seios” desde criança? Como interpretar o comportamento de centenas de pessoas,  de várias idades,  que passam mais de 18 dias a esperar numa fila o lançamento de um novo produto?   Pois bem, o tão esperado lançamento do iPhone 6 , entre outras coisas, deverá bater o recorde de pessoas a suportar dias e noites numa fila de espera. Mas esta noticia é repassada pela grande imprensa como algo digno de comemoração! Afinal se “sacrificar” para obter um novo produto a qualquer custo, vale a pena?  Ora, fazer destas imagens  o símbolo da “civilização atual” é fechar os olhos para as filas dos também famintos da África. A fome pelo consumismo é tão voraz e revoltante, quanto a fome que  mata milhões por falta de comida no mundo inteiro. Com uma diferença, o consumismo nos tornará  os “cupins da Terra”!

O consumo tem sido usado  perigosamente  como o  parâmetro para se medir todas as coisas, inclusive, (pasmem!) a felicidade! Bem diferente daquilo  que um dia pensou, o filosofo grego Protágoras: “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são." Se o consumo é hoje a medida de todas as coisas, a vitória na luta  contra a “obesidade narcísica” e outras que tais, não será outra, senão a de “Pirro”. Em outras palavras, a espécie humana estará fadada ao fracasso, ainda que para  muitos o tal  fracasso seja comemorado como uma esplendida vitória!

O fracasso no combate as drogas em todo o mundo, não poderia ter espelho melhor. Isto é, somos  “viciados” em nossa própria imagem. E neste tipo de “vício” as nossas mãos e  olhos  são  uma coisa só: a boca -,    Freud não precisaria  abrir  a sua para nos explicar mais nada – tudo hoje nos “acriança”! E como tal o gozo é da ordem que nos perverte. Eu acrescentaria: “o deslocamento da genitália” inverte também  nosso masturbar!

E ai  mano, a tua mão passa tanto tempo ocupada com que não te  ergue mais  a cabeça?

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla