Educação X futebol: qual a sua torcida organizada?



Por Gilvaldo Quinzeiro


Uma Pedagogia para o Fim do Mundo. “O fim do mundo do Brasil”. E a primeira lição é não matar, a despeito do outro que  já nos serve frito no jantar! Na sala de aula, e não somente aqui, mas em tudo que nos faz “retornar às cavernas”, está sendo travada a maior de todas as batalhas finais – aquela em que temos que expurgar o morcego  que  já em nós habita. Não é só a “escola que cai”, como nas repercutidas reportagens no município de Codó, e alhures, o que de fato rui é o compromisso da sociedade atual para consigo mesmo. Por enquanto, estamos todos “confortáveis” vendo a nossa vizinha sendo linchada na tela plasma de uma Tv!... E quando for a vez da  nossa carne assada?

A humanidade tem aprendido lentamente, e na  porrada. Algumas lições nos vieram só depois de  termos perdidos  a mão  no fogo. Nos tempos atuais, o que temos a perder para aprender as “novas lições”?

A educação é o setor mais anêmico da sociedade brasileira, em especial, a maranhense. Uma velha senhora, quase sem fôlego. Não  quero com isso,  dizer que se precisa de ferro, mas certamente, de “sangue”. De “sangue” em defesa da civilização! Da “civilização brasileira”. Por enquanto, os sumérios estão a nossa frente com a invenção da escrita cunhada no barro,  e, nós,  morcegos famintos!

Nestes dias que antecedem a Copa do Mundo, vi uma postagem que me chamou muito atenção, comparando as “importantes conquistas do Brasil no futebol”, 5 títulos para ser mais preciso(oba!  Agora vamos em busca do hexa!),  e o Canadá que  aparece bem abaixo no ranque futebolístico. Em contrapartida, segue a comparação,  o Canadá possui 21 prêmios Nobel, o e Brasil, zero. ( E dai?).

Quem afinal  têm justos  motivos para comemorar? Ou para cada motivo uma justa comemoração? Qual a melhor das diferenças para se comparar?

A questão é somos campões no futebol, todavia, sem Educação nos falta tudo, inclusive  uma “verdadeira torcida”. No mais,  seguimos jogando privada na torcida adversaria, pois,  na merda já estamos sentados!

Bonito, não?










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla