Erosões sentimentais e relacionamentos afrouxados: que diabo é isso?


Por Gilvaldo Quinzeiro



Os tempos são marcados por abismos e paradoxos em todas áreas e relevos. No campo das relações amorosas, então, tudo é só erosão. Se por um lado, os crimes passionais encharcam as páginas dos jornais de sangue, dado o aumento do número de casos, que acontecem todos os dias – tudo em nome do controle obsessivo; por outro, contrasta, a frouxidão, ou seja, ninguém quer nada com ninguém.

Diante do exposto, o que dizer ou o que fazer? Eis a questão!

Outro dia, uma amiga em estado de aflição me disse: “meu filho está vivendo ‘junto’ há mais de um ano, com uma garota, uma espécie de ‘chove, e não molha”.  Como assim?- perguntei. “Eles não se assumem, dizem que não têm nada a ver um com o outro”.

Sirvo-me aqui de um outro episódio, ainda que diferente do primeiro, qual seja, um jovem bateu à minha porta (já era noite) me pedindo: “professor, deixe eu entrar, pois, quero chorar”! Abri a porta. O jovem entrou, depois de chorar tudo o que tinha para chorar, questionei: o que houve? Ele me respondeu: “a minha namorada terminou comigo”. A outra, perguntei. “Não, a fulana de tal”. Ocorre que esta ‘fulana de tal’ tinha terminando o namoro com este jovem já havia um ano, e só agora ele veio chorar... E como chorou tardiamente!

O terceiro caso foi o seguinte: um jovem me pediu ajuda alegando ter muito ciúmes da namorada. Eu indaguei, está com quanto tempo de namoro? Ele me respondeu: “uma semana”!

Veja bem o que estes três casos, diferentes um do outro, podem nos ensinar.  

Primeiro, tudo se tornou tão relativo que ‘ chorar um balde de lágrimas’, não significa ter motivos suficientes para tanto choro.

Segundo, ao mesmo tempo em que os relacionamentos são frouxos, cada vez mais nos prendemos a eles.

Terceiros, os que fazem de tudo para evitar o sofrimento, são os mesmos que costumam ‘colocar uma corda no pescoço’.

Por fim, não há como negar uma espécie de ‘erosão’ nos sentimentos: nada é inteiro, tudo se tornou esburacado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla