Um balaio, e 3 contos de reis

Gilvaldo Quinzeiro



Enquanto os lideres do G-20 discutem “a guerra cambial, o câmbio flutuante ou a cesta de moedas”, discussão esta que no final das contas pouco ou nada resolverá, em face ao estômago voraz da economia mundial, o vulcão Merapi sozinho envia uma nuvem de cinzas para os céus da Austrália e parte da Oceania.

Aqui do outro lado do mundo, os guajajaras interditam rodovia federal, atiram em delegado de polícia, enquanto os lideres da segurança discutem entre si a competência para resolver o conflito. Isso sem falar na rebelião na Penitenciária de Pedrinhas, onde 18 presos foram mortos pelos “companheiros” de cela. Ou nas sequências de carros incendiados por bandidos na cidade maravilhosa! Ou ainda na matança diária que está acontecendo no México, na chamada guerra do tráfico.

Em outras palavras, enquanto as atenções dos chefes de estado se voltam para o “dinheiro”, o humano, o social e meioambiente são atoleiros sem respostas. Educação e saúde retórica eleitoreira. O meioambiente, um meio para quem quer ter um discurso bonito. Segurança quem sabe o que é?

Na quarta-feira, por volta das 6 horas da manhã, eu e outros passageiros num carro de lotação para Teresina, na entrada e saída de Caxias, fomos ameaçados por dois elementos montados numa moto, que nos apontaram uma arma. Se não fosse a perícia do motorista, teríamos sidos assaltados!... Mas, e os outros, inclusive pessoas que faziam caminhadas pelas mediações?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla