O mundo literário unido em defesa da paz e do planeta

Por Gilvaldo Quinzeiro


Escritores, poetas e artistas de várias partes do mundo estarão se reunindo através das redes sociais, num evento de caráter multicultural, multilíngue pacifista, apartidário, ecológico, virtual e literário em prol da paz mundial e da preservação do planeta Terra a ser realizado no dia 24 de abril de 2016 por conta programação alusiva ao Dia da Terra (22 de abril), denominado “O Mundo Literário Contemporâneo – A Literatura em Defesa da Paz e da Preservação do Planeta Terra”.

O evento, que é uma iniciativa do professor Gilvaldo Quinzeiro, e recebe o apoio do Jornal Diário de Caxias e da Revista Orizont Literar Contemporan, tem também o objetivo de produzir e compartilhar textos literários, imagens, ideias, livros, e-mails, blogs e revistas entre os participantes.

A ideia ainda em fase inicial, vem ganhando adesão pelo mundo. E conta com o apoio e a coordenação de:  Alina Velazco-Ramos (México), Daniel Dragomirescu (Romênia), Antônio Arroyo Silva (Ilhas Canárias), chokri Omri (Tunísia).

Quem também já confirmou a sua participação foi a poetisa Isa Guerra (Ilhas Canárias);  Ilhem Issaoui, poetisa, (Tunísia);  Karla Carrión (pintora) Alexander Piñón (artista e fotógrafo), Rogelio Zúñiga (violinista) Scherezada Reyes (estudante) – todos do México.

Aqui no Brasil já temos a confirmação da participação dos poetas e escritores Vôgaluz Miranda, Carlos Alberto (São Paulo); Francisco Cunha e Silva Filho, Wellington Sousa (Rio de Janeiro); Alberto Pessoa (Brasília); Dante Gatto (Mato Grosso); Aline Borba, Jorge Bastiani, Renato Meneses, Carvalho Junior, Carloman, Elany Morais, Alan Bacelar, Heloisa Sousa, Marilene Morais, Edna Melo, Antônio Luís, Ivan Lima, David Sousa, Denise Ribeiro, Auxylyadora Magalhães,  Lucinete Bahia, Soraia Pacheco, Dircilene Beleza(Maranhão).

Todos os interessados terão acesso à página, onde ocorrerá o evento, podendo se manifestar em favor da paz e da preservação do planeta, incluindo estudantes, professores e demais pessoas. Porém, será proibido a postagem de textos ou imagens de cunho racista, xenófoba, homofóbico e que incentive a violência.

A programação está prevista para começar as 00: 00   e vai até as 23:00 do dia 24 de abril (horário do pais do participante). Além dos textos e imagens a serem compartilhados pelos participantes, será publicado um manifesto em prol da paz -, escrito pelo tunisiano chokri Omri, e que deverá ser traduzido para os idiomas dos participantes.    Também será usado um cartaz com a logomarca do evento, e que deverá ser fixado em local de boa visibilidade pelos adeptos da causa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla