Pois é.... o tempo é implacável!!


 Por Gilvaldo Quinzeiro


O tempo é o espelho de todas as verdades; das que escondemos debaixo do tapete, e plantamos os olhos fitos nos céus; das que fazemos dela o ‘nosso cavalo’, e andamos o tempo todo com a bunda no chão e das verdades tão doloridas para as quais não se tem tempo algum. Estas últimas são as que verdadeiramente nos aguardam para os ‘acertos de contas’!

Quem de nós, umas tantas mentiras que acreditamos ser, vai enfim, ficar de pé quando o espelho do tempo se trincar?

Imagine o seguinte: alguém em plena academia de ginástica, onde todo mundo ‘rala’ para manter a forma física e imagética, e de repente, ao se olhar no espelho ou ao ouvir um comentário a seu respeito que “está feio ou velho” – é de matar!

Com caso que vou relatar aqui, a pessoa ouviu de outra, pasme!, do próprio instrutor da academia – que estava ficando ‘careca’!!!

Bem, a pessoa acima aludida, eu a encontrei num banco de praça nesta semana, com o qual passei a travar uma conversa.  Um jovem de 22 anos, mas que quando o conheci   tinha 17 anos. Um jovem cuja aparência eu gostaria de ter! – mas não a sua cabeça!

Pois bem, a sua queixa, a do jovem acima citado, entre outras, ‘queda de cabelos’, “estou ficando careca”, disse em lágrimas, e me mostrando uma tênue abertura em volta a uma abundante cabeleira. Depois de ouvi-lo atentamente fiz a seguinte reflexão:

“Meu jovem, do que tu te queixas? Nada vejo em ti para tão pesado pranto! Saibas lidar com as perdas. Este é um sinal da passagem do tempo. Tu também já não tens mais aquele rosto dos teus 17 anos. Isso acontece também com a nossa pele, e com os nossos cabelos. Veja a cor dos meus!!

Dito isso o jovem arregalou os olhos, e passando a mão nos cabelos, me respondeu como se   tivesse despertado de um pesadelo: “É mesmo”!!! Agradeceu-me e saiu.

Imagine o tempo e a energia desperdiçada por este jovem (por este jovem!!!), com esta preocupação!!! Este é o tempo perdido em ‘verdades sem pé e sem cabeça’!!! Outra coisa, os cabelos caem sim, inclusive quando nos ‘entupimos’ de preocupações – muitas destas preocupações, é bom que se diga, por coisas fúteis!!!

Por fim, um bom tempo a todos para se desfazer de todas as mentiras, incluindo aquelas de que “não temos nada a perder”!

Viva bem tecendo e juntando os pedaços que sobrarem desse mesmo instante! Siga em frente se refazendo das suas ‘verdades’!


Boa sexta-feira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla