As dores, os andores, e os ‘santos de barro’


Por Gilvaldo Quinzeiro


Vi monstros. Minha fé no ser humano, em geral, está debilitada, e preciso recuperá-la”. Esta frase é do juiz Luís Carlos Valois, ao se depara com a situação do presídio onde ocorreu o massacre entre os presos em Manaus.

 Este é o ponto de partida da nossa reflexão de hoje, onde vamos falar exatamente da ‘fé’, não da fé, que remove montanhas, mas, daquela quebradiça, que nos faz todos de ‘barro’.
A afirmação do juiz acima citado, precisa ser levada em conta. É aquilo que venho chamando atenção reiteradamente: em que ‘diabo’ nos transformamos?

Aliás é bom que se diga que nunca o ‘diabo’ foi tão necessariamente ofendido nos atos tipicamente humano, e que a ele imputamos a culpa!

Ontem, em pleno culto matinal na Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, o pastor Valdemiro Santiago Oliveira sofreu uma tentativa de assassinato por parte de um dos seus auxiliares, Jonantan Gomes Higino. No momento haviam cerca de 15 mil pessoas. O pastor foi socorrido, e passa bem. No momento da ação, segundo o pastor, estava sendo dado um testemunho de um milagre por um fiel.

Também ontem, só que a tarde, na cidade de Caxias, numa das festas religiosas mais tradicionais, o levantamento do mastro de São Sebastião, por muito pouco não houve uma tragédia, dado o número de várias ocorrências policiais, incluindo roubos e depredações de bens particulares, como portas e janelas de algumas residências, e até uma viatura da PM,  entre outras. Segundo testemunhas, a polícia teve que ser chamada para conter os envolvidos nas ocorrências.

Ora, meus irmãos, se já não somos mais capazes de nos comportar conforme se exige   um ato religioso, qualquer que seja ele, então, onde mais vamos nos comportar?

Fico a imaginar como serão as festas carnavalescas diante da situação que aqui esboçamos. Que as nossas autoridades repensem a sua realização, pois, o quadro se encaminha para o caos.

Sim, meu senhor juiz, estamos vendo ‘monstros’! E todos eles saídos do mesmo útero, qual seja, do atual quadro social. É claro, que a sua gestação não foi de uma hora para outra, mas enfim, levou um certo tempo para ser ‘engenhado’. E agora começa a dar os seus primeiros passos!

Portanto, quando enfim, se perde a ‘fé’ no homem é um claro sinal de que já estamos há tempo jantando a cabeça do outro em plena escuridão!  Humanamente falando, nunca a fé foi tão quebradiça, principalmente quando os ‘santos’ duvidam da sua santidade.


Uma boa segunda-feira a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla