O divisor dos mundos: o mundo dos muros!


Por Gilvaldo Quinzeiro


Uma das coisas mais emblemática desse século XXI, que ainda não atingiu às suas duas primeiras décadas, e que sutilmente ganha formas, contornos e discursos, mas que pouca gente se dá conta, é a necessidade da construção de muros. Este parece ser um dos aspectos, que define a face do mundo atual, qual seja, o da divisão.

É bem verdade que a construção de muros remonta a milhares de anos. Ver as muralhas de Jerico e a muralha da China, por exemplo.  A questão aqui colocada não seria relevante, se os muros erguidos não acontecessem exatamente em nossa época. Em pleno século XXI!  Que mundo é este, onde, ao invés de se derrubar todas as barreiras, que separam os povos e suas culturas, erguem-se muralhas?

O fato é que em todo o mundo acentua-se a divisão entre os grupos étnicos ou religiosos; políticos ou ideológicos; culturais ou econômicos.  E a ‘solução’ para isso, segundo alguns Chefes de Estados é a construção de muro.

A começar pelo novo presidente dos Estados Unidos, agora de posse do cargo, Donald Trump, que reiterou em seu discurso aquela que foi uma das mais polêmicas das suas propostas de campanha – a construção de um muro na fronteira do México! A tal promessa, poderá colocar os dois países em rota de colisão, sobretudo, no tocante ao ponto em que, segundo Trump, a construção do muro será paga pelos mexicanos.

O clima entre os dois países já está provocando seus efeitos, como por exemplo, os mexicanos estão boicotando o consumo dos produtos dos Estados Unidos.  É esperar para ver os desdobramentos desta emblemática questão!

Na tentativa de barrar a invasão de imigrantes vindos da Síria, todos fugitivos da guerra, a Turquia vai concluir neste ano, a construção de um muro de cerca de 911 km. Outros países devem seguir esta mesma tendência.

Mas, o que mais me chama atenção neste aspecto, é a decisão do Governo do Rio Grande do Norte, em construir um muro, ainda que provisório, para separar as duas facções rivais existentes no presidio de Alcaçuz. Um muro dentro de outros muros, e ainda assim, não será suficiente?

Estamos sim, ficando cada vez mais com medo um do outro. E se esta   moda da construção de muro pega, então, não vai sobrar pedra sobre pedra. Todo mundo vai erguer sua muralha, incluindo aquelas que deverão separa ‘os cães dos gatos’.

É muita briga por pouco osso!

Ufa!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla