As chuvas de dúvidas: Irã, Brasil e Turquia

Gilvaldo Quinzeiro



A chuva de dúvidas que caiu sobre o acordo assinado entre Irã, Brasil e Turquia por parte dos paises europeus, os Estados Unidos e principalmente Israel no que se refere ao projeto nuclear iraquiano, é no mínimo um indicativo de que estes países já têm uma certeza – a de que não estão a fim de conversa(?)! Por outro lado, ficou claro também como estes paises torceram por um fracasso das negociações, senão por que tanto ceticismo e palavras em contrários?

Um acordo intermediado por quem? O Brasil? Lula? Isso é inaceitável, especialmente num contexto no qual a Europa está sem poder cuidar nem das suas questões domésticas, veja o caso da “crise grega”, e sem esquecermos que os Estados Unidos além de não ter resolvido sua crise econômica, a liderança do presidente Barack Obama parece não surtir efeito nem internamente.


É claro que este assunto é muito complexo! E por isso mesmo a geopolítica também está em jogo. Se o caso em questão é apenas motivado pela proliferação das armas nucleares, o que dizer do recente teste feito pelo Paquistão, onde seus foguetes testados podem carregar ogivas nucleares?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla