Mãe é mulher!

Gilvaldo Quinzeiro



1 – Oficialmente o dia das mães foi comemorado pela primeira vez no dia 9 de março de 1917, nos Estados Unidos. E no Brasil, partir do ano de 1932. Em vários países do mundo, a data é também comemorada. Exemplo: Na Bélgica, comemora-se no dia 15 de agosto; na Argentina é o terceiro domingo de maio.

2 –  O fato, no entanto, que teria dado origem à comemoração ao dia das mães, está relacionado com o falecimento da mãe de uma jovem norte-americana , Anna Jarvis que entrou numa profunda depressão pela perda da mãe. O que levou algumas de suas amigas a perpetuar a memória de sua mãe numa festa feita em sua homenagem. Daí, uma homenagem que começou a ser feita apenas para uma mãe, estendeu à todas as outras.

3 – Mas, falar de mãe numa ótica psicanalítica às vésperas do “dia das mães”, é despoetizar os versos que exaltam à maternidade, para, parir com as palavras a realidade que também tem mãe.

4- Isto é, toda mãe é antes de tudo, uma mulher, e como mulher, toda mãe é objeto dos mais antagônicos desejos, inclusive por parte dos filhos, que, ao mesmo tempo em que saciam a fome com o leite que sugam dos seios, alimentam também a alma de desejo. O desejo de também possuir a mãe! Isto significa dizer, entretanto, que ser mãe, é também dar à luz, uma outra historia.

5 – História esta cujo fundamento é a mãe e, que   se desenrola na vida de outras pessoas. De outras pessoas também carentes de mãe!

5 - E assim, não se exigirá da mãe só o leite que alimenta, como também a atenção que desenvolve o ego.

6 – Alias, o olhar da mãe para a criança é tão importante quanto o leite. Esta sem o olhar da mãe pode até encher a barriga, mas, não impedirá a criança de se tornar um adulto desnutrido de afeto.


7 – A desnutrição afetiva, é mãe de todo o ódio que alimenta a violência nossa de cada dia.

8 – Portanto, neste dia que antecede, a comemoração do dia das mães, precisamos fazer uma reflexão a respeito da fome de afetos que toma conta dos nossos filhos.

9 – Fome esta que só se combate efetivamente com amor de mãe - o melhor e mais nutritivos de todos os alimentos para a alma!


10 – A todas as mães, os meus sinceros votos de muitas felicidades, todos os dias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla