O jumento, a pintura e a inveja

Gilvaldo Quinzeiro



O jumento com sua jumentice é um pintor de belos quadros, mas, estes quando em exposição nos dão à pinta do quanto nós humanos e “intelectuais” somos despintados, aponto de nos tornarmos pálidos de ver um jumento pintando!

Em outras palavras, todo o espelho que nos remete a uma comparação com um jumento se quebra, e por isso, paradoxalmente, deixamos de nos “humanizar” quando não nos ajumentamos no que o jumento tem a nos ensinar.

No mínimo àquilo que nos causa inveja de um jumento, não tenho dúvida que esta inveja se estende por conseguinte às mulheres - é o que também nos castra, e nos remete não só à condição de uns pobres seres humanos, como também da periculosidade com que tratamos os jumentos. Alias, é bom que se diga, nós ofendemos os jumentos! Pura inveja?


Esta questão, nos remete no mínimo a uma outra pintura cuja obra é um resultado da sublimação, e desta nasce uma reflexão:a um jumento nunca serão dadas  às condições de se tornar gente, porém, e da gente se tornar um jumento? Pinte!...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla