Os leões em seus palácios, e todos os bichos da nossa política



Por Gilvaldo Quinzeiro



Dizer que em época de chuvas tudo aqui vira atoleiro é repetir a rima de violeiro. Agora defender a tese de que, o arroto da política brasileira é sustentado pelo peido da maranhense, isso sim é se aprofundar no pântano de toda a nossa política. O Maranhão não é só uma “pororoca política”, aqui os dinossauros nunca foram extintos. Mas eu não estou falando apenas da família Sarney – eu estou também a dizer dos “jacarés” – aqueles que mesmo se pintando de novo, não esconde a sua velhice!

Não é só nos palácios que moram os leões. Os municípios abrigam monstrengos que se disfarçam de defensores da municipalidade. É aqui a ponte que sustenta a ninhada dos velhos e dos novos dinossauros!

Ora, “Sou Caxias, e Meu Partido é o Maranhão” é de fato um slogan lindo de se estampar. O feio, porém, é termos que ocultar as brigas entre “tios e sobrinhos” pela divisão dos ovos da galinha. Ou seja, a família de jacarés sendo alimentada dia e noite com o sangue do povo para, enfim, se transformar nos “novos dinossauros”.  

O Maranhão tem jeito? Ou o jeito que dá é o Maranhão? Isso daria um bom enredo para uma escola de samba. Mas eu preferiria ver esta temática sendo objeto da pena de William Shakespeare. Por ele eu sei que não daria samba!

“Não voto em bandidos”. Este é o slogan de uma campanha que pretende boicotar as eleições do Brasil deste ano. O seu ninho é a internet. Um “ovo” apenas, mas pelo jeito que o Brasil tem envelhecido politicamente, é possível que este movimento seja um parto para alguma coisa.

É seus bichos!  É  uma pena que nesta hora nem todos possam voar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla