“Davi com a Cabeça de Golias”. De quem?
Por Gilvaldo Quinzeiro

imagen-relacionada                                                         Crédito Wikipédia

Davi, todos nós sabemos. Trata-se de um pastor hebreu que na luta em defesa do seu povo, usando uma funda como arma, conseguiu matar o seu oponente filisteu, o gigante Golias. Mas neste texto não falaremos desta história. Não que não a consideremos importante. Pelo contrário, ela é uma das mais importantes passagens bíblicas que revela, entre outras coisas, o compromisso de Deus para com seu povo hebreu. Contudo, não é também do autor deste quadro magnifico, o pintor Caravaggio que iremos falar, mas daquilo que lhe escapou quando pintava tal obra – a própria cabeça!

Como todos nós sabemos, no quadro “Davi com a Cabeça de Golias”, Caravaggio pintou o seu autorretrato, ou seja, no lugar da cabeça de Golias o que se ver como um troféu exibido por Davi é a sua cabeça. Por que?

 Sabemos pelos historiadores de arte que isso se deveu ao fato de Caravaggio querer se redimir de um assassinato por ele cometido.  Uma explicação aceitável, diga-se de passagem. É claro, pintar era a própria alma de Caravaggio!

Mas o que eu quero aqui é trazer esta cabeça de Caravaggio, a mesma que substituiu a de Golias para os dias de hoje. Vivemos hoje uma seca de cabeça. O que em muitos despertam a fome por cabeças.  Recentemente vi a de Saddam Hussein exposta pelos seus inimigos. Assim como fizeram com a de Muammar Kataffi. O que estas cabeças têm haver com a de Caravaggio? – Nada! Mas com a de Golias talvez! ...

É aqui que Caravaggio nos parece manter a sua cabeça no lugar – não na mão de Davi! Poucos homens teriam a coragem de contemplar a sua cabeça dependurada não mão de outro. Caravaggio mais do que ninguém nos provou isso! Ao contrário, quantos homens nos dias hoje só se dão conta de suas cabeças, quando se livram das dos outros?

Que cabeça era a de Caravaggio, quando pintou a sua no lugar da de Golias? Uma pena, não conseguirmos ver a nossa também nesta mesma cena! Caravaggio que nos perdoe! Mas a sua alma era sim, uma pintura! E a sua cabeça, não a do pintou, mas a que foi por ele pintada – é igualzinha à nossa!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla