As aranhas, a realidade e suas teias: como não falar da seca de homens?



As aranhas, a realidade e suas teias:  como não falar da seca de homens?

Por Gilvaldo Quinzeiro

Estamos numa  “nova teia”, as nossas já não tecem mais nada,  logo, não somos mais as mesmas aranhas. Isso implica dizer que, como diria o  filósofo grego Heráclito (335- 475 a. C) realmente não se pode “banhar duas vezes no mesmo rio”. E se pudéssemos quão suja estaria a nossa pele!

Portanto, só nos  resta saber agora, se realidade que nos faz sem “teia para tecer ou sem rio para banhar”,  nos permite ao menos ser como jaboti, ou seja, carregar nas próprias costas  o que sobrou dos velhos escombros para, lá na frente tirar um leve cochilo debaixo, enquanto os outros bichos fogem em disparada do veneno dos outros.

Ora, Heráclito de fato tinha razão.  Só um detalhe precisa ser acrescentado: os rios nem todos secaram; alguns como o Gandhi milagrosamente flui em seu curso de “gente”, a espera que o velho rio lhe traga um novo corpo, contudo, os homens de verdade estes todos já secaram -  muito dos seus cadáveres  estão apesar das  preces   a matar o rio que nem por  isso se apressa!

Pobres homens ou pobre rio?  Vã pressa ou lá  se vão todas as   preces com o rio que não gemi tal como seus cadáveres ?

Estas  mal tecidas linhas agora  me fazem pensar: quem sou  eu agora para a aquela aranha que nunca deixou de se banhar todos os dias nas gotas de orvalho  que ficaram   fisgado  na sua tão tênue teia?

Por fim, saindo do campo das aranhas, agora eu quero prestar a minha homenagem a Heráclito dizendo que aquela frase sobre rio me deu literalmente um banho!!  Eu nunca mais me senti seco!! E vou aqui retruca-los: um  homem não janta outro, logo, é exatamente isso que é mais assustador, porque, se ambos forem homens só demorou ate a hora do almoço.

Então corra se não eu te janto!

Até lá!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla