As nervuras do tempo. De um tempo onde as coisas estão sempre verdes: como enfim provar do doce se azedo é a sua completude?



Por Gilvaldo Quinzeiro



O Brazil parece  se assustar com o Brasil que sai as ruas para  ganhar o mundo; o mundo que  agora chega ao Brasil, na mesma época que em o Brazil quer  muito se parecer com  o mundo; o mesmo mundo que por muito tempo ficava distante  do Brasil.   Complexo, não?

Pois bem, o que nos falam as manifestações de ruas que estão acontecendo nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais? Quem são e o que querem os seus manifestantes? Estamos diante de “uma primavera brasileira”? Ou apenas estamos diante dos “olhos” dos olhos cujo olhar revela tão somente a nossa cegueira?

Ora, tais manifestações a meu ver revelam a “nervura” do nosso tempo, mas não necessariamente a  compreensão da sua completude, posto que,  seu estado é “verde”. Aliás, o não amadurecer tem sido a marca do nosso tempo – o tempo onde  as coisas maduras têm o significado do apodrecer!

Vivemos, portanto, tempos tão contraditórios:  o manifestante que reivindica é o mesmo depreda; a polícia que protege é a mesma que causa insegurança; o político que ordena a policia é o mesmo que tira o seu da reta... E assim, quem é quem no tempo em que  todos só querem “aparecer bem” na fita?

Por falar em fita, nem mesmo os jornalistas escaparam ilesos nas tais manifestações. Um,  por pouco não perdeu o olho – logo o olho – que coincidência desta arma certeira!...

Enfim, os nossos olhos daqui a poucos estarão colados no estádio Mané Garrincha: ainda bem que os nossos adversários nos parece sempre estarem de olhos fechados! Será?

Ainda é verde para se antecipar ao azul que também é uma das cores da nossa  seleção que fica  mais bonita  quando de amarelo!

Nervoso?

Por enquanto só falei da nervura!

Desculpa, se não fui doce!...






it

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla