Nas asas duras do mundo, os sonhos e suas aterrissagens: uma breve reflexão sobre as faces da democracia!




Por Gilvaldo Quinzeiro



Enquanto nas ruas das cidades brasileiras continuam as manifestações, agora com a adesão de várias categorias profissionais como motoristas e médicos, lá no alto, o Presidente, da vizinha Bolívia,  Evo Morales  viveu literalmente um pânico nas alturas, ao ter  o acesso do espaço aéreo negado  para o pouso da aeronave que o transportava pelos países europeus como  a França, Itália, Portugal e Espanha, todos capitaneados pelos Estados Unidos  sob alegação de que na referida aeronave se encontrava presente Edward Snowden, o mesmo que revelou os escândalos sobre a espionagem feito pelo serviço de inteligência Norte-americana nas redes sociais.

Pois bem, este episódio revela as  duas faces da tão propalada  “democracia” Norte-Americana, a saber, uma com a qual os Estados Unidos intervêm nos governos considerados por estes como sendo ditaduras, e a outra, pela qual estes olham para si mesmo, isto é, o uso de dois pesos e duas medidas, de sorte que o peso maior sempre tende para o lado dos seus interesses que, diga-se de passagem que nem sempre  corresponde aos interesses do mundo.

Isso tudo sem falarmos  no caso de Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, que, há um ano se encontra refugiado na Embaixada do Equador, em Londres. Pasmem!  Ambos os casos estão relacionados com o uso de “informação”; informação esta que para o governo Norte-Americano ninguém deveria ter acesso! Que paradoxo, não?

Mas, continuando o nosso voo panorâmico pelo mundo,  os militares acabam de dar um golpe e assumem o governo lá no Egito. Resta saber se o novo governo irá tolerar as manifestações do povo egípcio em plena Praça Tharir, ou,  se a democracia por lá não terá mais face alguma?

Enfim, e, agora aterrissando no Brasil;  neste instante em que “todas as faces” estão nas ruas, a da democracia corre algum perigo?  Plebiscito ou referendo: como será a nova face política do Brasil?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla