O Brasil de depois de amanhã!


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

Seja qual for o resultado das eleições, o Brasil caminhará cambaleante  sobre cacos de vidros. Manter-se de pé até o final da linha será um esfoliante exercício. Porém, mais do que isso, ou se faz as mudanças que  até agora não  foram feitas por ambos os governos (do PSDB e do PT) ou o país terá que fazer todo o percurso de cócoras.

Por outro lado, as estruturas corruptas das instituições partidários e governamentais precisarão sofrer um choque de gestão. Isso significa dizer,  entre outras coisas, que a sociedade tem que chamar para si a responsabilidade. Isto é, a sociedade precisa ter uma participação ativa em todos os processos políticos, especialmente os jovens – o futuro já presente. Somente com o cidadão fazendo valer  o exercício de cidadania, os maus políticos se afastarão da cena.

A corrupção de fato, é o principal câncer do Brasil! Corrupção esta  que de alguma forma, faz parte do dia a dia do “jeitinho brasileiro”. A mudança  no sentido de extirpar tal doença,  tem que começar no seio da educação familiar. Isso implica dizer, que precisaremos nos transformar numa “nova civilização”, do contrário, o pais se tornará obeso de tomar tanto  remédio como mero  paliativo.

Dizer, portanto, que, seja qual for o resultado das eleições de amanhã, dia 26, o Brasil caminhará sobre cacos de vidros, é chamar atenção também para o antagonismo visceral que se instalará no país, a partir de segunda-feira, a exemplo do ocorre na Venezuela. No debate de ontem à noite realizado pela Rede Globo, entre  os dois candidatos à presidência do Brasil, foi uma espécie de espelho da nossa estilhaçada conjuntura política.  

Em outras palavras, os ventos que ora têm soprado no mundo, nos trazem de volta o cheiro dos velhos tempos da “guerra fria”. Se isso for verdade, eu espero que não, as bases para a edificação dos “muros de Berlin” já estão quase prontas! Quem vencerá uma eventual guerra desta natureza?

Que o dia de amanhã consagre a plena democracia! E seja qual for o resultado das urnas eleitorais, que se respeite a sua vontade!

Boa votação a todos!

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla