Sete pontos: uma reflexão que nos aponta para “o apagão” da nossa seleção!



 Por Gilvaldo Quinzeiro





Neste breve texto, 7 pontos são apontados  para uma possível  explicação ( Outra )sobre “o apagão” da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. Este fracasso nalguma outra dimensão pode ter sido recebido como uma verdadeira vitória? Leia os 7 pontos apontados nesta reflexão que,  grosso modo, é quase “junguiana”. Que me perdoe quem não  considerá-la  assim!

1 – Sobre o inconsciente coletivo. No inconsciente coletivo do povo brasileiro estão sendo travadas batalhas; batalhas essas  movidas por  desejos de   profundas mudanças. Tais Mudanças  não se identificariam  com a realização da Copa.  Ainda que esta nos levasse ao “hexa”. Por outro lado, as manifestações de rua com incêndios e  depredações – foram a forma violenta para externar  o que de outro modo não seria visível para a grande Nação – este desejo de mudanças!
2 – sobre o sentimento. Ambiguidade: “vamos ter ou não a Copa”? A beleza das arenas X o desvios dos recursos públicos. O  Brazil do “padrão FIFA” X o Brasil vivido pela maioria do povo brasileiro.
3 – Sobre a identificação. Com qual destes sentimentos (brasis)  se identificar? Com o Brazil que se rendeu a FIFA ou com o Brasil que sangrava por si mesmo quer seja nas ruas em protestos ou nos leitos dos hospitais?
3 – Sobre o Hino. O mantra – aquilo que nos conecta não só com as nossas emoções profundas, como também com as nossas raízes. Portanto, aquilo que nos remete mais uma vez para  a nossa identidade e, por conseguinte para com a  nossa realidade. O choro das nossas derrotas acumuladas ou das já antecipadas?
4 – Sobre as arenas. Que Brasil estava ali representado na torcida? O Brasil  dos brasileiros para os quais faltam todos os dias,  saúde e educação ou o Brazil dos brasileiros para os quais a realidade é a mesma exigida  pelo  “padrão FIFA?
5 – Sobre a seleção. O catalisador de todos estes sentimentos ambíguos. “Ganhar a Copa do Mundo para quem”?
6 – Sobre os jogadores. As pernas, e também “a  cabeça” desta Nação dividida no cerne de toda esta disputa. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”?
7 – Sobre o apagão.  Prevaleceu o desejo do inconsciente  coletivo: para o bem de todos, jogamos para um outro Brasil – aquele que de fato precisa de mudanças – e mudanças estas que não se realizariam com o hexa! Portanto, sair derrotado desta Copa do Mundo, nos aponta a lança para as  batalhas,  nas quais,  jamais deveríamos ter nos permitidos tantas derrotas!
Portanto, Viva o Fulego, símbolo desta Copa  ou viva nós, o povo brasileiro?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla