O LANCE É O SEGUINTE: BOLA DE PÉ EM PÉ, MAS NA HORA DO GOL QUEM BATE É A DEPRESSÃO. QUE DÍABO ISSO, COMPANHEIRO?


Por Gilvaldo Quinzeiro

 

Este texto poderia ter sido escrito por Nelson Rodrigues, pois, vamos falar de futebol, carnaval, política e de sexo (talvez) porém, o assunto principal é a depressão. E aqui eu vou logo de cara arriscar meu palpite: o Brasil poderá se tornar campeão da depressão! Ao longo deste texto que, confesso, não tem hora para acabar, vamos abordar alguns sintomas já presentes no futebol, no carnaval, política e no sexo(?).

Antes quero esclarecer que o que me motivou a abordar este assunto não foi Nelson Rodrigues, embora, o cito de início, mas, uma conversa que eu tive ontem com um colega europeu que me chocou com a seguinte pergunta: “o que está acontecendo com os poetas brasileiros que estão se tornando tão depressivos, alguns, inclusive já tentaram até o suicídio”?

 

NO FUTEBOL, A MELANCÓLIA, A VIOLÊNCIA DAS TORCIDAS, E, NA COPA COMO SERÁ?

Primeiro -  Não é de hoje que o mundo todo sabe, que o nosso futebol não encanta mais. Jogamos como qualquer outra seleção, feio, pesado e melancólico. Aliás, nos tempos de hoje até o corte de cabelo dos nossos jogadores, estilo Neymar, o nosso melhor jogador na atualidade – é horrível!

Segundo - Nos próximos dias, o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo. Que festa! Que alegria! Será?

Pois bem, se nós levarmos em conta o que aconteceu na Copa das Confederações neste ano, com as manifestações de rua; depredação de patrimônio; ônibus incendiados, enfim, a Copa do Mundo que será realizado num ano eleitoral, vai ser um “grande quebra pau”!

E a pergunta é: tais manifestações são frutos do nosso despertar político ou do nosso latente estado depressivo?

Terceiro - A violência das torcidas organizadas, em especial, o último episódio que envolveu as torcidas do Atlético Paranaense e a do Vasco, revela até que ponto “o amor” pelos nossos times nos leva a fazer ou, apenas, o sintoma de que alguma coisa de uma outra ordem está invadindo nossos corações?

Quarto - Tudo isso tem a ver com a perda do nosso jeito bonito e alegre de jogar futebol ou sempre fomos um povo carrancudo, e só agora estamos nos dando conta? Veja bem, recebemos mal, os médicos estrangeiros, os mesmos que estão vindo ao Brasil, exatamente porque estamos indo mal na saúde! Lembra, de como recebemos estes médicos há poucos dias?

Quinto - Creio que não seja preciso, dizer mais nada, senão de que foi com muita tristeza o rebaixamento da Portuguesa do Campeonato Brasileiro da Série A para a Série B, como se diz na gíria futebolística, no “tapetão”.

 

DA NOSSA INDÚSTRIA CARNAVALESCA AO LUTO PELA MORTE DE REGINALDO ROSSI: ESTAMOS DE LUTO?

 

Sexto - Dizer que o nosso carnaval, a mais tradicional festa brasileira pela qual também somos conhecido pelo mundo inteiro -, não mudou, assim como no futebol -  é não tirar da cara a fantasia, depois da quarta-feira de cinzas! Aliás, desde quando o carnaval brasileiro se “industrializou”, perdemos o nosso jeito alegre e descontraído de brincar o carnaval! Tudo hoje, é vendido como pacote, desde os abadás a trilha sonora que vai “bombar” entre os foliões!

Sétimo -  O carnaval hoje, mais do que se preocupar com a fantasia; em que bloco ou escola de samba sair – é se preocupar com a violência! A violência, esta sim, forma um outro bloco que, como sabemos, infelizmente, tem estado presente nos três dias de carnaval de Norte ao Sul do Brasil!

Oitavo - Enfim, pensando bem, eu começo agora a ficar depressivo com o que me chamou atenção meu colega europeu – a depressão é a nossa “bola da vez”? Se nós repararmos bem  até nas nossas músicas, as de hoje, as que fazem “sucesso” – que tristeza, não?

Nono - Por falar em música, a morte recente do cantor Reginaldo Rossi, uma grande perda, sem dúvida. Estamos de luto sim por ele! Mas, o que eu quero chamar atenção é para o seguinte: quantas pessoas, em especial, entre seus admiradores, só passaram a chama-lo de rei, depois da sua morte! Ora, porra! Reginaldo Rossi reinou sem, contudo, saber por parte dos seus súditos que era rei! Que depressão!

Décimo - Pasmem! Quantos artistas, entre estes, especialmente cantores que fizeram tanto sucesso, e agora, estão amargando o esquecimento implantado pelas “ditaduras da mídias”! Como negar que estes nossos brilhantes e amados cantores, cujas músicas foram trilhas das nossas vidas, agora mesmo não estão em profunda depressão?

 

E QUANTO A “ESTRELA” DA NOSSA POLÍTICA?

 

Décimo primeiro – Talvez no que nunca mudamos foi exatamente na política (ou mudamos?) – motivo este pelo qual vivemos tão deprimidos? Claro que dizer que não avançamos na política nestes mais de 500 anos da História do Brasil, é ser completamente cego! Mudamos sim!

Décimo segundo -  Até bem pouco tempo (olhe que temos mais de 500 anos), a maioria da população brasileira vivia sob a luz de lamparina. Hoje, com a chegada da luz elétrica – o Programa Luz Para Todos – a primeira mudança visível é a de um aparelho de televisão nas residências. Ou seja, o mundo chegou até a mais pobre das nossas casas! Viva o mundo que agora vemos ou o mundo que sempre nos esqueceu?

Décimo terceiro – O Brasil enviou até o seu primeiro astronauta ao espaço – Marcos Pontes. Oba! Agora estamos indo longe demais! Longe demais passa o dinheiro que deveria ser aplicado, na educação, na saúde, na segurança, e que são desviados apenas para as campanhas eleitorais!

Décimo quarto – Ora, o Partido dos Trabalhadores(PT), enfim chegou ao poder! Vitória, companheiros! Mas, quando ao mesmo tempo nos damos conta que algumas das suas maiores “estrelas” – homens nos quais muitos jovens votaram, acreditando no seu legado de lutas, estão presos, acusados de algo que nunca mudou no Brasil, nem no governo do PT – então, meu amigo europeu, bate sim uma grande depressão!

Décimo quinto: Por fim, estamos nos tornando o país dos idosos. Entretanto, não é por isso, o motivo da nossa depressão, antes fosse(?). Mas o que me deprime (deprimido, eu?), é ver os jovens, todos já “velhos” sentados dia e noite de frente a um computador ou com os olhos pregados num aparelho de celular, sem prestar atenção em mais nada!

 

Décimo sexto - E quanto ao sexo?

-  Qual? O meu está fechado para balanço!  Quanto aos dos outros, não estão todos mudando?

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla