O GARIMPO DO SALOBRO E A ANTROPOLOGIA POLÍTICA

Gilvaldo Quinzeiro



Garimpo do Salobro! Quem se lembra? Pois é, Caxias que é rica em tantas lendas, uma que não é tão antiga assim - é a do “garimpo do Salobro”!


Tal garimpo surgiu na década de 80 no auge da febre do garimpo de Serra Pelada. Conta à lenda que alguém lá para as bandas do bairro Salobro encontrara salva engano, no quintal de casa, uma pepita de ouro. A noticia nem bem tinha chegado ao bairro Ponte, e Caxias inteira estava lá. Dona Maria com sua banca de café; seu João com sua picareta e carro-de-mão. Ou seja, de uma hora pra outra, era garimpeiro escavando o chão pra todos os lados. Gente já fazendo conta na bodega para pagar com a venda do ouro!... Isso durou no máximo um mês, até que enfim se constatou que era apenas uma farsa!...


Pois bem, o “garimpo do Salobro” na nossa opinião, se não deixou ninguém “bamburrado”, mas, marcou uma nova fase, antropologicamente falando, um divisor de água na política local, a saber, a mentira que antes era apenas uma historia de “trancoso”, hoje é o fundamento de quem não se sustentaria no poder com o uso da verdade! Logo a elite política se apoderou dos rádios e das televisões. Enquanto isso, o povo sedento por novidades passou a “ver coelho no lugar de lebre. O voto que antes conquistado às custas de bombons, passou a ter preço de ouro! O ouro não encontrado no garimpo do Salobro”!

Em outras palavras, a política caxiense nas últimas décadas tem sido regida pela “ditadura do dinheiro”. Quiçá, a verdadeira herança do lendário “garimpo do Salobro”, isto é, os atuais “garimpeiros” garimpam com pás de papel!


Muito complexo não? Pois é, isso dar uma longa história!....

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla