O ÚLITMO XAMÃ NOS CHAMA PARA DANÇAR

Gilvaldo Quinzeiro

Quando nos damos às mãos para fazer a roda que roda com a gente cantando em roda, cria-se o “útero cósmico” que nutre e pari a alma da gente.

Se os meninos que hoje esfolam a venta cheirando pó ou cola, tivessem aprendido a brincar de roda nas noites de luar, não hesitariam em cultivar nos seus quintais, jardins com rosas e margaridas para depois de cheirá-las colocarem na lapela.

Se os meninos de hoje tivessem aprendido a comerem “cambica de pitomba socado no pilão”, coado com a mão, e depois de se sentarem em roda no chão com outros meninos matar a fome, ao invés de se empanturrarem com sucos enlatados, em pé, e sozinho com fone no ouvido; talvez não se ouvisse falar tanto de bulimia, aneroxia depressão!

Se os meninos tivessem aprendido fazer um “cofo” para ir pescar no riacho, e de volta da pescaria, cozinhassem o peixe na folha da bananeira, não haveria tantos filhos roubando dos pais para aos pais nunca mais retornar!

Se os meninos acordassem de manhã cedo ouvindo como a primeira lição o relinchar do jumento – A, E, I, O, U – talvez as escolas não estivessem cheias de alunos tão desinteressados!

Se os meninos tivessem aprendido o prazer de fabricar seus próprios brinquedos, é possível que não substituíssem o prazer de brincar pelo prazer de comprar!

Se os meninos tivessem aprendido ao menos “dá o dedo”, ao invés de apontar uma arma para nossa cara pálida de medo, não teriam tantas crianças órfãs a chorar a morte de seus pais!

Salve os índios de todas as tribos e nações!

Comentários

  1. Com bases na leitura do texto do professor Gilvaldo, por sinal muito interessante...pode se afirmar com outras palavras que os nossos jovens sao frutos de um capitalismo que tem como arma a midia, ou seja, está dentro de uma das formas criadas pela indústria cultural para ser considerado normal. E a mídia tem um papel fundamental, pois, armada com a propaganda e o marketing, impõe diversos contravalores e faz disso uma falsa oportunidade para ele "ser feliz".Salve nossos jovens pelo amor de Deus!!
    bjs. Val

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A roda grande passando pela pequena

Os xukurú, e a roda grande por dentro da pequena...

Medicina cabocla